Impacto Social

Unasp realiza distribuição de livros em Campinas

No 11o ano da campanha,  70.000 livros foram distribuídos somente através do Unasp O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, juntamente com a comunidade, realizou nesse sábado (25) o Impacto Esperança. Foram cerca de 2.500 pessoas envolvidas nas cidades de Campinas e Itapira. Juntos distribuíram 70.000 exemplares do livro “O Poder […]

Texto: Rafaela Vitorino

No 11o ano da campanha,  70.000 livros foram distribuídos somente através do Unasp

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, juntamente com a comunidade, realizou nesse sábado (25) o Impacto Esperança. Foram cerca de 2.500 pessoas envolvidas nas cidades de Campinas e Itapira. Juntos distribuíram 70.000 exemplares do livro “O Poder da Esperança” na cidade.

Os voluntários se dividiram pelos 51 ônibus disponibilizados pela instituição para locomoção até os pontos de ação do projeto. O trabalho foi dividido em vários locais da cidade, entre eles 32 bairros. Os alunos de Direito ocuparam cinco ônibus, ficando responsáveis pelo bairro Jardim Novo Campos Elíseos. Outra parte foi para o shopping Parque das Bandeiras realizar, além da entrega de livros, uma Feira de Saúde.

A rua 13 de maio é o ponto de comércio mais visitado em Campinas, mas nesse sábado as pessoas levaram mais do que mercadorias ao passarem por lá. Na praça José Bonifácio, acontecia a ação do grupo de jovens do Unasp, Geração 148. Cerca de 100 jovens distribuíram livros e realizaram outras diversas atividades. Serenata, espaço para aconselhamento pessoal e espiritual, “troque um cigarro por uma maçã” e abraços grátis.

O grupo também interagiu com as crianças entregando balões, balas e sorrisos. A movimentação se espalhou por todos os lados. Enquanto parte do movimento acontecia em Campinas, um ônibus ia para a cidade de Itapira, para também levar esperança aos moradores daquela localidade.

Maquir Oliveira é um dos responsáveis pelo projeto no Unasp e participa pela segunda vez do evento. Ele comenta sobre a grandiosidade que o evento possui por lá. “É um alcance bem maior do que nos outros lugares. Também me surpreendi com a participação dos alunos. Geralmente você precisa fazer muita força para o pessoal ir, mas aqui parece que eles têm isso como missão”, comenta.

Antes de tudo acontecer, existe a movimentação de toda uma equipe. São ajudantes na cozinha, segurança, diretoria, faculdade e pastoral universitária. Para o diretor de desenvolvimento espiritual do Unasp, Edson Romero, o impacto para os envolvidos no centro universitário tem um sentido ainda maior. “A própria palavra ‘impacto’ representa bastante. O que o Unasp faz é muito mais impactante. É diferente você chegar com meia dúzia de pessoas num bairro e tentar fazer um impacto outra coisa é  chegar com 2500 jovens numa cidade”, analisa.

São 11 anos de campanha promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Anualmente, os envolvidos realizam a distribuição de material em massa por sete países da América do Sul. Ao todo, já foram entregues mais de 218 milhões de exemplares entre livros, revistas e DVD’s.

Veja mais