Acontece no UNASP

UNASP realiza aula especial de preparação para o ENADE

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), promoveu na última quarta (27) um aulão de atualidades que teve o intuito de preparar os alunos para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021. O programa foi realizado na modalidade on-line, pelo canal do UNASP no Youtube, e contou com a participação […]

Texto: Yasmin Medeiros

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), promoveu na última quarta (27) um aulão de atualidades que teve o intuito de preparar os alunos para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021. O programa foi realizado na modalidade on-line, pelo canal do UNASP no Youtube, e contou com a participação do corpo docente e discente. A prova acontece no dia 14 de novembro e  avalia, entre outros critérios,  o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. 

Para o professor  Ediley Lames, o exame é uma possibilidade  de os alunos relembrarem os conteúdos vistos ao longo do curso, o que contribui para uma melhor atuação no mercado de trabalho, bem como processos seletivos ou concursos. “Criamos esse encontro semestral para reunir os alunos enadistas para um momento de motivação e aprendizado. Queremos dar todo o subsídio necessário para que eles tenham um bom desempenho no exame, deixem sua marca e saiam com o diploma de um curso bem avaliado”, revela.

A aluna do curso de História, Ana Greice Göebel, relata que o evento foi muito proveitoso e relevante. “O primeiro ponto que mais me chamou à atenção foi a palestra ministrada pelo José Rafael que é especialista em gestão de tempo e produtividade, na qual ele abordou o tema da improdutividade e procrastinação”. O palestrante falava sobre sobre a “miopia temporal”, termo cunhado para caracterizar a realidade do indivíduo que tem dificuldade de enxergar um tempo que está distante. 

Professor José Rafael Medeiros palestra sobre gestão de tempo e produtividade.
Professor José Rafael Medeiros palestra sobre gestão de tempo e produtividade.

Os cursos confirmados para o ENADE 2021 são:

Imagem de divulgação do aulão para o ENADE 2021
Imagem de divulgação do aulão.

ENADE 2021: impacto e relevância 

Ana Greice conta que tem boas expectativas para a avaliação. “As minhas expectativas em relação à prova do dia 14 de novembro estão confiantes, quero poder aplicar os conhecimentos que obtive ao longo do curso. Apesar dos desafios  da pandemia, o curso de História conseguiu se manter com a mesma excelência do presencial”, comenta.

O doutor Lames alerta ainda sobre as consequências de se perder o exame. “É bom lembrar que este é um componente curricular obrigatório e que o aluno que não faz o Enade é impedido de se formar e precisa esperar o prazo regulamentar para o MEC regularizar a sua situação, o que ocorre cerca de um ano depois”, esclarece. 

Alcançar uma boa pontuação no ENADE coloca universidades em destaque no cenário de ensino superior, o que ajuda a posicionar os alunos como bons profissionais para serem contratados no mercado. Pensando nisso, o UNASP estende ao corpo discente oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento. Iniciativas como essa evidenciam o compromisso da instituição com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus alunos. 

Veja mais