Acontece no UNASP

Unasp realiza 23ª Semana da Arte

O Unasp, campus Engenheiro Coelho, realizou entre os dias 11 e 16 de setembro, a 23ª Semana da Arte. O evento que já é tradição no campus envolve não só os alunos do curso de Música, mas também alunos de outras graduações e a comunidade que mora nos arred

Texto: Redação

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio. Ela pode ser representada na música, na escultura, na pintura, no cinema, entre outras formas. Pensando nestes conceitos, o Unasp, campus Engenheiro Coelho, realizou entre os dias 11 e 16 de setembro, a 23ª Semana da Arte. O evento que já é tradição no campus envolve não só os alunos do curso de Música, mas também alunos de outras graduações e a comunidade que mora nos arredores do campus. O evento é organizado em parceria com a Escola de Artes, pertencente à instituição.

A abertura da programação foi marcada pelo concerto da Orquestra do Unasp-EC e, ao longo de toda a semana, foram oferecidas palestras, oficinas e apresentações musicais, além de uma mostra de artes plásticas. Hugo Pereira Ramos, do 1° ano de Música, participou do evento pela primeira vez e conta que foi marcante. “Eu pude interagir e conhecer o pessoal dos outros anos, e perceber que eu não sei nada sobre repertório, e que existem universos dentro do contexto da arte musical”, revela o estudante.

O programa tem o intuito de apresentar e explorar os diferentes ramos da arte nos alunos, como explica o diretor da Escola de Artes, Vandir Schäffer. “A função dessa semana, que completa 23 anos, tem como meta principal promover a arte ensinada na instituição, e não só pela música, quase que diárias na escola. O objetivo é explorar outras manifestações artísticas e esculturais, como a mostra de artes plásticas e outras atividades, como aconteceu durante toda a semana”, explica Schäffer.

A Escola de Artes conta com aproximadamente 400 alunos divididos entre 15 opções de cursos, como por exemplo, instrumentos, canto, desenho e pintura. Ainda há mais de 1.200 alunos atuando nos diversos grupos vocais e instrumentais que se apresentam em várias regiões do Brasil. Já foram lançados álbuns de partituras, CD´s e DVD’s desses grupos. Para gerenciar e dar suporte a esse time, uma equipe de 28 profissionais trabalha no departamento.

O encerramento do evento aconteceu neste fim de semana com a apresentação do grande coro, com mais de 200 vozes e grupos de orquestra.

Veja mais fotos no Flickr.

Veja mais