UNASP promove Semana Acadêmica dos cursos de Pedagogia e História com lançamento de livro

Acontece no Unasp

Escrito por

Damáris Gonçalves| Edição: Theillyson Lima

Publicado em

02 jun 2021

A Semana Acadêmica de Pedagogia e História, com o tema Neurociência e Aprendizagem promoveu palestras e o lançamento do livro “Alfabetização: Caminhos para a Aprendizagem”. O evento reuniu os quatro campi do UNASP e o polo Vila Matilde em São Paulo. As palestras e discussões foram mediadas pelos professores e aconteceram online na plataforma Zoom, sendo que mais de 300 alunos participaram da programação. 

A semana começou com a palestra do Dr. José Christian Ximenes, que discursou sobre “A Neurociência do Aprendizado”. O palestrante abordou como a importância dos primeiros anos de vida na formação de sinapses neurais que são essenciais no processo de  aprendizagem. Com o tempo, o cérebro recebe estímulos de aprendizagem, passando a reconhecer quais conexões são utilizadas com maior frequência. Esta ação reforça os circuitos na forma de memória.  “Aprendemos quando lembramos, aprendemos também quando esquecemos”, explica Ximenes em sua palestra

As programações seguiram com oficinas dos mais diversos assuntos, como: identificação de distúrbios de aprendizagem, processamento auditivo central e aprendizagem e estilo de vida e desempenho cognitivo. Os alunos participam por meio dos comentários e perguntas feitas para os palestrantes. Durante o restante da semana, os assuntos foram apresentados por meio de uma mesa redonda, contemplando as discussões das práticas educacionais e a neurociência na pandemia.  

Unasp lança livro na semana de Pedagogia e História

A palestra ministrada pelo Prof. Wellington Romangnolli discutiu os pormenores da ‘Neuroplasticidade: O Cérebro Que Transforma a Si Mesmo”. De acordo com o professor, a neuroplasticidade é um conceito que depois de compreendido, muda o profissional da educação. Trata-se da adaptação do cérebro em diferentes contextos em nível estrutural, quando sujeito a novas experiências. “Eu vejo uma criança, um adolescente ou um adulto de forma diferente, a partir do momento que eu entendo que o cérebro dele tem uma alta capacidade de mudança e adaptação. É uma ótima ferramenta para professores lidarem com seus alunos”, esclarece. 

A aluna de Pedagogia do campus São Paulo, Cecília Pereira,  argumenta que a docência é uma formação constante, e eventos como a Semana Acadêmica despertam ainda mais o interesse dos alunos pela área. “Acredito que saber um pouco de neurociência faz do docente um profissional mais preparado para lidar com as dificuldades encontradas em sala. Foi a melhor semana da pedagogia que já participei, sem dúvidas” , conclui Cecília. 

O evento é realizado anualmente desde a década de 1990 e este ano foi organizado pela professora do campus Vila Matilde e dirigido pelo coordenador do curso de Pedagogia, Dr. Roberto Sonego, do campus São Paulo. De acordo com o professor, foi um trabalho em equipe, em que todos contribuíram. “Uma semana especial como essa possibilita aos alunos a buscarem mais conhecimento para melhor preparo e assim poderem fazer a diferença como profissionais no futuro”, constata. 

Lançamento do livro

Para encerrar a semana, os organizadores apresentaram o lançamento do livro Alfabetização: Caminhos para a Aprendizagem. A iniciativa partiu do campus Hortolândia e se estendeu aos outros campi do UNASP. O livro contém artigos escritos pelos professores de Pedagogia e Psicopedagogia, além de algumas colaborações externas da área. 

O Pró-Reitor Acadêmico Associado do campus Hortolândia, Carlos Ferri, indica que a novidade do material fez total diferença na programação. “Para coroar o encerramento da semana, decidimos fazer o lançamento desta obra. Como tem tudo a ver com alfabetização, um livro próprio para essa dinâmica, nós entendemos que este seria o melhor momento”, completa Ferri. Nesta modalidade, o livro Alfabetização: Caminhos para a Aprendizagem é o quarto lançamento e outro já está em andamento.