Profissão e Mercado

UNASP promove segundo Religiocom em parceria com a PUC-Campinas

Estudantes de diversos níveis podem apresentar projetos em congresso internacional.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

Religiocom está com inscrições abertas.

O UNASP, campus Engenheiro Coelho, em parceria com a PUC-Campinas, abriu as inscrições para, 2⁰ Congresso Internacional de Comunicação e Religiões, o Religiocom . O evento desenvolvido a partir do ano passado (2021) tem o objetivo de fomentar a pesquisa científica nas áreas da comunicação e da religião. Professores das duas instituições fazem parte dos comitês científico e organizador.

A programação é dividida em momentos gerais, de abertura, palestras e fechamento, e Grupos de Trabalho (GTs) temáticos. Nestes, estudantes de diversas categorias apresentam suas pesquisas e os produtos que desenvolveram.

Esta segunda edição do evento acontecerá de forma híbrida, via zoom e presencialmente no auditório do UNASP. No ano passado, a programação foi apenas on-line, por restrições da pandemia de coronavírus, mas, em períodos normais, tem caráter de rodízio, sendo sediado a cada ano em uma das duas instituições.

Um dos idealizadores do evento, o mestre Lindolfo de Souza, da PUC-Campinas, opina sobre a importância da programação. “Eu entendo que o Religiocom, em sua segunda edição, dá mais um passo em busca de seu objetivo principal, que é consolidar-se como um espaço privilegiado de pesquisas acadêmicas que se localizam na articulação entre os campos da comunicação e das religiões”.

Uma das organizadoras do congresso e coordenadora dos Cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP, Sâmela Lima, explica a importância de debater sobre comunicação. “A comunicação é parte orgânica de qualquer aspecto social, a religião não fica fora disso, o comunicador precisa compreender as interfaces entre as diversas áreas do conhecimento e a comunicação”. Ao fazer referência ao congresso, explica que  “o Religiocom contribui para um aprofundamento dos alunos nessa interface específica”.

Surgimento do Religiocom

Este não é o primeiro evento de comunicação e religião com o qual o UNASP se envolve. Além do 1⁰ Congresso Internacional de Comunicação e Religiões, a instituição já participou ativamente de outros projetos que promovem a discussão de assuntos semelhantes. Em 2016, o UNASP sediou o Eclesiocom, congresso de comunicação e religião vinculado à Universidade Metodista de São Paulo. Contudo, após mais de 10 edições, este encontro deixou de existir.

A partir deste evento, o Religiocom foi idealizado. O doutor Allan Novaes, um dos idealizadores, explica o objetivo da criação deste projeto.  “O professor Lindolfo, o doutor Follis e eu decidimos dar continuidade ao legado do Eclesiocom criando um novo evento, o chamamos de Religiocom e demos um caráter internacional ao evento, que antes era nacional. Então o Religiocom é uma espécie de sucessor espiritual, dá um legado ao que a Eclesiocom construiu”.

O projeto que, hoje, é o único evento do Brasil focado em estudos de comunicação e religião, agrega pesquisadores com visões diferentes da religião e da comunicação para discutir esta temática, pouco abordada na Academia brasileira.

Dicionário de Comunicação e Religiões

Na edição de 2022 do congresso, será lançado o Dicionário de Comunicação e Religiões, um material desenvolvido a partir de pesquisas do Mire, Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE), liderado pela doutora Magali Cunha. A partir de uma ideia do Doutor Allan Novaes e da Doutora Magali Cunha, o processo, que teve início em 2018, definiu verbetes a serem abordados no produto final e foi vinculado à Unaspress em 2021.

A mestra Thamires Mattos e Analista Editorial da Unaspress foi responsável pela editoração do Dicionário. O material, que será disponibilizado para compra a partir do evento, conta com mais 70 autores e mais de 60 verbetes. “Ele é um dicionário analítico, então cada verbete é, praticamente, um artigo científico sobre o tema específico”, elucida Thamires. 

A pesquisadora explica que cada um destes verbetes apresenta aspectos gerais do tema específico e as interfaces do assunto com a mídia na atualidade. Estes conteúdos são categorizados em quatro eixos específicos: (1) Instituições, Movimentos Religiosos e poder; (2) Linguagens e Práticas Religiosas; (3) Teorias da Comunicação e Religiões; (4) Práticas e Processos Midiáticos.

Impacto para os acadêmicos

Para o Victor Sotero, jornalista e pastor que apresentou um projeto no Religiocom de 2021, o congresso representou uma experiência marcante. “A minha cabeça, agora, pensa em mestrado e doutorado, porque é como se você não parasse de crescer quando você investe no acadêmico”, compartilha.

Apresentar uma produção científica em um congresso internacional pode gerar algum receio, contudo, o Religiocom busca aproximar profissionais de áreas complementares e criar um ambiente agradável para a discussão e o crescimento acadêmico.

Sotero descreve como ficou impressionado no ambiente do congresso “Fui muito bem recebido no espaço e isso me impressionou bastante; é como se, mesmo desconhecidos, eles se unissem pelo mesmo propósito, como se sentissem conectados por serem pesquisadores da mesma área. Sempre tem uma discussão, sempre tem uma fala, sempre tem uma parabenização, e eu achei isso incrível”, relata. 

Datas da programação

A programação deste ano terá a temática “Religião e cultura pop” e acontecerá no dia 08 de junho, das 9h às 18h, no auditório do UNASP. O valor para participar da programação é de R$ 10,00 de forma online e R$ 30,00 de forma presencial, como ouvinte ou apresentando um resumo expandido em um dos grupos temáticos.

A inscrição para o evento estará disponível até o dia 31 de maio. Para apresentar um trabalho no evento, o participante deve submetê-lo até o dia 5 de maio.

Primeiro encontro aconteceu de forma on-line em 2021. Reprodução: Zoom

Veja mais