Impacto Social

UNASP promove projeto Eu Apoio para arrecadar recursos para alunos

O UNASP lançou o projeto chamado Eu Apoio, uma ação voltada para a arrecadação de recursos para financiar os custos acadêmicos dos alunos.

Texto: Caroline Belotto

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) lançou, nesta quarta (08), a divulgação do projeto chamado Eu Apoio, uma ação voltada para a arrecadação de recursos que serão direcionados para financiar os custos acadêmicos dos alunos da educação básica, da graduação e da pós-graduação que estudam no UNASP. A proposta do projeto é garantir que os recursos arrecadados sejam encaminhados de forma segura para o seu destino.

O Eu Apoio é uma plataforma que possibilita a conexão entre possíveis doadores e alunos que precisam de auxílio para pagar a mensalidade. O cadastro no portal é bastante prático, e qualquer um pode doar. Os alunos que precisam de ajuda precisam estar devidamente matriculados e utilizar o e-mail cadastrado na secretaria para poder criar seu perfil com uma apresentação pessoal, informando o seu curso e contando um pouco de sua história, em seguida devem gerar um link que pode ser compartilhado em suas redes sociais e aplicativos de mensagem. Assim ele mesmo faz a sua divulgação. Os doadores têm a opção de realizar a doação de forma anônima ou se identificar. A doação é feita pelo portal e o valor arrecadado é encaminhado com segurança para quitação das despesas acadêmicas do estudante. 

Arte de divulgação para redes sociais

A colaboradora Janaína de Melo Brito, que atua no setor de Recursos Humanos, foi quem teve a ideia. Janaína conta que há tempos vinha percebendo que algumas famílias estavam com dificuldades de manter as mensalidades em dia, e com a pandemia a situação financeira de muitos se agravou. Para Janaina, ter um portal oficial do UNASP de arrecadação direcionada no qual os alunos que necessitam de ajuda financeira pudessem se cadastrar, traria mais segurança aos doadores e daria a muitos a oportunidade de realizar o sonho de concluir uma graduação. 

“Esse projeto surgiu em um momento em que vi muitas pessoas tendo dificuldade de pagar suas mensalidades. Fui para casa triste com o que estava acontecendo e comecei a pensar em como a gente poderia ajudar tanto os alunos quanto a instituição. Eu orei a Deus e tive a ideia desse projeto. Liguei para o Telson Vargas e falei sobre esse projeto. Ele amou a ideia e em seguida começou a planejar a execução. No dia seguinte já estávamos com uma equipe estudando as possibilidades para tornar esse projeto possível”, relata.

Site oficial do projeto Eu Apoio

Telson Vargas, vice-reitor administrativo do UNASP, entende a grandiosidade do projeto e comenta que viu nele uma ótima oportunidade de desenvolver uma ferramenta que dê credibilidade aos alunos para que pudessem solicitar ajuda. Além do auxílio financeiro, o aluno tem a oportunidade de estudar em uma instituição que preza pelos princípios cristãos. “O aluno que estuda em uma escola missionária (internatos e escolas adventistas), recebe a influência da educação adventista, moldando o seu caráter, tendo uma vida mais saudável através de uma alimentação balanceada e das atividades físicas oferecidas pela instituição, e principalmente: tem a oportunidade de viver experiências que contribuirão para o seu desenvolvimento espiritual”, conclui. O departamento de comunicação institucional do UNASP desenvolveu toda a campanha de divulgação da ação.

Ulisses Oliveira, aluno de Engenharia de Produção, encontrou no Eu Apoio uma saída para conseguir angariar recursos para continuar os estudos. Ulisses conta que sua mãe perdeu o emprego logo no início da pandemia, e como ela o ajudava a pagar a faculdade, ele buscou na colportagem uma forma de arrecadar dinheiro. Nesse contexto, ele conheceu a plataforma do Eu Apoio, se cadastrou e criou o perfil para receber as doações. O auxílio recebido ajudou o aluno a seguir adiante com os estudos e ficar mais próximo da formatura.

Ulisses Oliveira, aluno beneficiado pela campanha do Eu Apoio

O UNASP e a filantropia

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição filantrópica que possui pelo menos 4 modelos de bolsas disponíveis. Atualmente, mais de 4 mil alunos matriculados são bolsistas. Os estudantes que desejarem angariar uma bolsa pelo PROUNI ou pelo FIES, necessitam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), possuir a documentação necessária e se enquadrar nos critérios exigidos pelo Governo Federal. Dentro da instituição existe o setor responsável pela filantropia, que realiza a análise do perfil e o estudo de caso de cada candidato para encaminhar as bolsas disponíveis de acordo com a necessidade de cada família. 
Entre as modalidades, existe a bolsa do pensionato, na qual o aluno recebe descontos por horas de atividade educativa, o desconto também pode ser aplicado na mensalidade acadêmica. Esta se aplica para os candidatos que desejam estudar em regime de internato. O colégio é aberto para negociações comerciais que facilitem o pagamento dos estudos, porém as vagas para alunos bolsistas são limitadas, por isso o projeto Eu Apoio pode ser uma nova opção para auxiliar aqueles que necessitam de recursos financeiros e conectá-los a quem pode e deseja ajudar. Para ter maiores informações sobre os critérios para participar do projeto, basta acessar o site euapoio.unasp.br onde constam todas as orientações e também o regulamento do projeto.

Veja mais