UNASP, FAP E FADBA promovem primeiro ENAIC da Educação Adventista

Cultura e Ciência

Escrito por

Yasmin Medeiros

Publicado em

22 jul 2021

Crédito imagens

Divulgação

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em parceria com a Faculdade Adventista Paranaense (FAP) e com a Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), está realizando o primeiro Encontro Anual de Iniciação Científica (ENAIC) da Educação Adventista. As inscrições estão abertas e o evento acontecerá no dia 21 de novembro deste ano, das 9h às 16h, na modalidade on-line

Imagem de divulgação do ENAIC

O primeiro ENAIC da Educação Adventista objetiva incentivar a divulgação da pesquisa realizada pelos graduandos e pós-graduandos das três instituições participantes. Os alunos inscritos contam com a orientação dos seus professores e também com a interação entre os estudantes e seus pares. 

Datas importantes

Para eventuais dúvidas, o site do UNASP Ciência está disponível e possui outras informações relevantes.

Conhecimento e oportunidades

A professora Naomi Vidal Ferreira, Coordenadora do Escritório de Apoio ao Pesquisador do UNASP, explica que o ENAIC é voltado para todos aqueles que têm interesse na área. “O evento é direcionado para a comunidade científica de pesquisa em geral das instituições envolvidas: alunos, de graduação e pós-graduação, professores e todos que tiverem interesse em pesquisa”, explica.

De acordo com Naomi, “como o UNASP tem o objetivo de se tornar uma Universidade, a pesquisa é um dos pilares centrais nesse caminho”. A coordenadora também comenta a relevância do congresso tanto para as instituições, quanto para os participantes, uma vez que proporciona um maior contato do aluno com o universo científico. 

UNASP Ciência

O UNASP Ciência é uma plataforma que reúne informações e dados sobre o âmbito científico e que disponibiliza de forma gratuita e acessível, um espaço para melhor articular a relação dos professores e alunos com o mundo da pesquisa. Além disso, oferece suporte acadêmico e técnico a todos os participantes e interessados, por meio de uma Academia de Pesquisadores. O objetivo é que mais docentes e estudantes se desenvolvam na área. 

Em entrevista sobre o campo acadêmico e seus desdobramentos, Thamires Mattos, professora e Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destaca que é importante tornar conhecidos os aprendizados adquiridos em sala de aula e nos laboratórios. “O propósito da divulgação científica é exatamente esse: fazer com que todo mundo saiba das novidades do mundo da ciência”, explica. 

Para Thamires, a dedicação é requisito importante para se tornar um pesquisador. “Para ingressar no universo acadêmico, não é preciso ser nenhum gênio ou gênia. Você necessita apenas de uma coisa: dedicação”, revela. Além disso, a professora alerta que é essencial ter um certo apreço pela área. “É importante estar certo de que você gosta do assunto, já que o tempo passado com ele será longo”. 

Além de apresentarem os trabalhos em um evento científico, o ENAIC oferece a oportunidade para que os participantes ampliem suas redes de contatos. Dessa forma, é possível criar um networking mais assertivo para o futuro, o que segundo Naomi, prepara os participantes para outros eventos científicos e também para o universo acadêmico. 

As inscrições para participar do primeiro ENAIC da Educação Adventista estão abertas e se estendem até o mês de novembro deste ano.