Acontece no UNASP

Unasp promove encontro dos cursos de Residência Pedagógica

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) realizou o I Encontro de Integração das Licenciaturas: Residência Pedagógica. O evento foi sediado no auditório Dr. Siegfried J. Schwantes, campus São Paulo. A Residência Pedagógica teve início em agosto de 2018 e se encerra em janeiro de 2020. Escolas públicas estaduais e municipais na Metropolitana de […]

Texto: Tátila França

Docentes e preceptores que trabalham na execução do Programa Pedagógico

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) realizou o I Encontro de Integração das Licenciaturas: Residência Pedagógica. O evento foi sediado no auditório Dr. Siegfried J. Schwantes, campus São Paulo. A Residência Pedagógica teve início em agosto de 2018 e se encerra em janeiro de 2020.

Escolas públicas estaduais e municipais na Metropolitana de Campinas e São Paulo foram contemplados pelos cursos de Biologia, Educação Física, História, Música e Pedagogia com a participação de docentes orientadores e bolsistas residentes financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Bolsistas residentes do projeto de História participaram nos últimos meses em seis eventos acadêmicos na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Unasp divulgando projetos que aconteceram no município de Engenheiro Coelho. O trabalho foi indicado pela Faculdade de Educação da USP em 2019 como destaque do 27° SiicUSP.

O coordenador do curso de História, Elder Hosokawa orientou o projeto que ganhou destaque e se sente satisfeito com o resultado do Programa Pedagógico. “A criatividade e energia dos estagiários somadas à experiência dos professores da rede pública resultou em produção de conhecimento, orientados por docentes universitários”, declara.

A formação inicial de um professor é um processo que demanda melhorias. O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com o CAPES para auxiliar nesse quesito. “A residência pedagógica oferece uma formação com maior qualidade e interação direta com as escolas estaduais e municipais, além de uma inserção dentro do contexto profissional do futuro professor”, conta a profª Elize Keller Franco, coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica.

Cerca de 150 professores e alunos participaram do primeiro encontro. Ao todo, são 35.700 bolsistas que participam desse projeto em todo o Brasil. Os residentes passam 18 meses no Programa Pedagógico.

 

 

 

 

 

Veja mais