Impacto Social

UNASP promove campanha de doação de sangue em parceria com hemocentro da Unicamp

Foram arrecadadas 68 bolsas de sangue para doação.

Texto: Adalie Pritchard | Edição: Theillyson Lima

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, promoveu uma campanha de doação de sangue em parceria com o hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A coleta foi realizada na última quarta-feira (11) e resultou na presença de mais de 100 candidatos, entre alunos e funcionários da instituição, e arrecadou 68 bolsas de sangue. 

doação de sangue

A campanha de doação proporcionou a oportunidade de diversas pessoas participarem pela primeira vez deste tipo de ação. De acordo com a organização do evento, 62 dos participantes doaram pela primeira vez. 

Segundo a enfermeira do campus Kelly Costa, organizadora do evento, doar sangue é uma ação muito importante para o próximo. “Doar sangue é doar vida”, enfatiza. O sangue é essencial para ajudar pacientes a sobreviver a cirurgias, tratamento de câncer, doenças crônicas e lesões traumáticas. Um estudo divulgado pela farmacêutica Abbott, revelou que no Brasil, apenas 19% da população doa sangue com regularidade, isto é, uma vez por ano. 

A campanha de doação de sangue foi uma oportunidade para os alunos fazerem sua parte. Kelly conta que a recepção dos alunos foi muito boa. “Responderam otimamente bem, ficaram felizes em participar. Muitos não puderam doar dessa vez, mas no semestre que vem, terão outra oportunidade”, lembra.

A aluna Emilly Paiva, doadora pela primeira vez, tinha medo de agulhas, mas sempre teve vontade de doar sangue. “Isso me deixava um pouco travada e eu não conseguia” ela disse. “Mas foi muito tranquilo, nem senti nada. A sensação depois foi maravilhosa, eu até chorei porque fiquei muito emocionada em saber que eu estou ajudando a salvar a vida de alguém”, finaliza. 

Veja mais