Não Classificado

Unasp presta homenagem à pioneira do curso de Nutrição

O curso de Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus São Paulo, homenageou nesta terça-feira, 7, a professora Ester Huerta de Castro dando o seu nome ao Centro Acadêmico de Nutrição. Na cerimônia que contou com a presença de todos os alunos do curso, a professora Ester lembrou de momentos significativos para […]

Texto: Murilo Pereira

O curso de Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus São Paulo, homenageou nesta terça-feira, 7, a professora Ester Huerta de Castro dando o seu nome ao Centro Acadêmico de Nutrição. Na cerimônia que contou com a presença de todos os alunos do curso, a professora Ester lembrou de momentos significativos para a história desta graduação.

A homenagem vem em forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ela durante anos até a organização do curso. Aprovado pelo Ministério da Educação, reconhecido e instituído em 1999, o curso de Nutrição do Unasp começou a ser sonhado muitos anos antes, quando Ester lecionava disciplinas relacionadas a nutrição para os cursos de Enfermagem e Teologia.

Ester lembra que os enfermeiros formados naquela época, meados da década de 1970, eram chamados para assumir cargos de liderança em hospitais e clínicas. Dentre as responsabilidades que assumiam, estava a de cuidar da alimentação, da cozinha e das cantinas, justamente por terem recebido esta formação. “Eu tenho muita gratidão a Deus por essa homenagem porque ela permitiu fazer reflexões e recordar momentos da minha vida profissional que estavam velados e pude relembrar”, conta.

A cada início de ano, a coordenação do curso reúne todos os estudantes para participarem da cerimônia de investidura dos alunos que estarão em campo de estágio durante o decorrer do período letivo até a formatura. É um momento em que eles recebem e vestem os jalecos utilizados para o trabalho de estágio em hospitais e clínicas.

A coordenadora do curso, Marcia Cristina Martins, explica a importância e a origem do uso do jaleco branco por profissionais de saúde. Além de enfatizar para os alunos o legado do trabalho da professora Ester para o surgimento do curso, que hoje tem formado profissionais capacitados para o mercado de trabalho e no atendimento com foco na promoção da saúde e na qualidade de vida. “O curso está realmente em um nível muito alto. Os alunos aqui realmente estão preparados para enfrentar os estágios nos melhores hospitais de São Paulo”, avalia.

Veja mais