Impacto Social

Unasp participa de treinamento para combate à dengue

Brigadistas irão trabalhar a conscientização no campus e comunidade O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (26) um novo balanço sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Em comparação com o ano passado, 2019 já acumula um aumento de 149% dos casos de dengue. Com a chegada do verão, aumenta a importância da conscientização sobre os […]

Texto: Jota Terres

Brigadistas irão trabalhar a conscientização no campus e comunidade

O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (26) um novo balanço sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Em comparação com o ano passado, 2019 já acumula um aumento de 149% dos casos de dengue. Com a chegada do verão, aumenta a importância da conscientização sobre os riscos da dengue.

Os meses de março e abril são marcados pelas chuvas e pelo forte calor na maior parte do Brasil, formando as condições perfeitas para proliferação do mosquito. Pensando nisso, a Superintendência de Controles de Endemias (Sucen) e representantes da Vigilância Epidemiológica de Engenheiro Coelho, realizaram na última quarta-feira (27), um treinamento para o combate ao Aedes com Funcionários do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e moradores da cidade.

O palestrante da manhã de treinamento no Unasp foi Pedro Antônio Liston, representante da Sucen.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as fases da vida do mosquito, os focos de atuação e os sintomas dos vírus. “Através de ações como esta, onde nós temos a oportunidade de conversar diretamente com os colaboradores do Unasp, nós pretendemos intensificar o combate ao Aedes em nossa cidade e assim, criar uma maior conscientização sobre o tema”, afirma Elen de Oliveira, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Engenheiro Coelho.

Para Pedro Antônio Liston, representante da Sucen, ações como essas são cruciais no combate ao mosquito. “O importante é a população ter uma consciência contínua sobre este assunto. A atenção deve ser permanente, já que não podemos responsabilizar simplesmente o combate aos órgãos públicos. Se conseguirmos desenvolver as práticas apresentadas aqui, de maneira simples e rápidas conseguiremos refrear a proliferação do Aedes”, declara.

Alunos do Unasp realizaram entrega de panfletos à motoristas e vizinhanças do Unasp.

Ações de combate

Uma das ações realizadas por alunos do Unasp foi a distribuição de panfletos na comunidade vizinha. A atividade faz parte da campanha de conscientização sobre a prevenção e cuidados a serem tomados para não ocorrerem proliferação de focos do mosquito em casa. Além dessa atividade, está sendo trabalhado o treinamento de brigadistas dentro do campus nessa campanha de prevenção.

Veja mais