Impacto Social

Feira de Saúde e livros surpreendem consumidores em shopping de Campinas

Teste de glicemia, aconselhamento, orientações sobre saúde e diversas outras atividades envolveram adultos e crianças no shopping Parque das Bandeiras Nem a neblina, o frio ou mesmo a falta de combustível foram capazes de desanimar um grupo de jovens do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Aquecidos pela chama do amor […]

Texto: Lucina Ferreira

Teste de glicemia, aconselhamento, orientações sobre saúde e diversas outras atividades envolveram adultos e crianças no shopping Parque das Bandeiras

Nem a neblina, o frio ou mesmo a falta de combustível foram capazes de desanimar um grupo de jovens do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Aquecidos pela chama do amor ao próximo, eles saíram em direção ao shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, para participarem de uma feira da saúde.

O evento fez parte das ações do projeto Impacto Esperança que desde de 2008 incentiva a leitura por meio da distribuição de livros em toda a América do Sul. O livro de 2018 tem como tema O Poder da Esperança e trata dos segredos do bem-estar emocional das pessoas. Promover feiras de saúde já não é mais novidade para esses jovens, mas essa foi a primeira vez que o Unasp participou do evento em um shopping.

Vandeni Kunz, uma das organizadoras, participa do projeto desde 2013 e considera a feira uma importante ferramenta para levar a mensagem de saúde à sociedade. “Com esse projeto, buscamos fazer a diferença na vida das pessoas conscientizando-as sobre a importância em cuidar da saúde”, afirmou.

Um dos serviços oferecidos foi a aferição de pressão arterial.

Em cada espaço da feira, era possível notar jovens envolvidos com a missão de auxiliar aos outros. Além dos estudantes, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais se envolveram voluntariamente. Quem passou pelo local, pode realizar atividades como aferição de pressão, teste de glicemia, avalição de resposta cardíaca e capacidade respiratória, orientação alimentar e ainda relaxar com uma massagem.

Sílvia Cristina Nunes estava passando pelo local quando se viu surpreendida pela movimentação. Foi a boa recepção que a fez parar e passar por todas as etapas do projeto. “Os jovens me pegaram de surpresa, a recepção foi tão boa que aceitei participar. Esses eventos são fundamentais. Eu descobri que estou com a glicemia um pouco alta. Faço exame de rotina todos os anos e nunca apareceu essa alteração, e aqui eu descobri, foi uma surpresa”, destacou a mulher com sinal de gratidão no olhar.

Para o pastor Ronaldo Arco, líder de jovem para toda a igreja Adventista no estado de São Paulo, ver o trabalho da juventude e estar diretamente envolvido na missão é algo recompensador. “Os jovens são destemidos, aceitam qualquer desafio. Ver a emoção das pessoas ao ganhar um livro, a alegria ao receber uma oração, isso não tem preço”, destaca o líder ao falar entusiasmado do envolvimento dos jovens no projeto.

Saúde desde de pequeno

Além da atividade para os adultos, a Associação Paulista Central (Apac) da Igreja Adventista do Sétimo Dia também preparou uma atividade divertida para a criançada. Os pais puderam deixar seus filhos no espaço cercado de muita diversão, conhecimento e segurança.

Cerca de 55 voluntários se envolveram a fim de ensinar para as crianças os oito amigos da saúde com atividades lúdicas e de experimentação. Os pequenos puderam pintar o rosto, experimentar sabores saudáveis, brincar, pintar e até tirar fotos divertidas.

Marta Tulom, departamental da criança e do adolescente da Apac, enfatizou que o objetivo do trabalho era impactar Campinas por meio da Feira Vida e Saúde Kids. “As crianças podem mudar costumes ruins por hábitos saudáveis. E ainda podemos apresentar Jesus como sendo um fator de saúde para os pequenos”, enfatizou a organizadora.

Após passar por todos os estandes, as crianças levaram para casa um jogo e a revista infantil O Poder da Esperança. Além disso, os pais receberam um folder com informações de outros projetos infantis espalhados pela cidade de Campinas oferecidos pela igreja, como escolinha de futebol, clube de desbravadores e aventureiros, grupo de teatro, cursos de música e muito mais.

Parcerias

Segundo o pastor Jairo Souza, líder de comunicação e jovens da Apac, a cidade de Campinas é um grande desafio para a igreja, pois em meio a um milhão e duzentos mil habitantes, menos de sete mil são adventistas. “Os fiéis precisam sair um pouco do ambiente de culto e se misturar com a sociedade, ser atuante, relevante”, ponderou o organizador geral do evento ao apontar o Impacto Esperança como uma grande oportunidade de engajar os membros com a comunidade.

Além do envolvimento de jovens, a feira de saúde proporcionou uma interação com a administração do shopping Parque das Bandeiras. Janaína Nunes, gerente de marketing do estabelecimento, afirmou ter gostado muito do trabalho que agregou toda a família e ofereceu informações sobre como as pessoas podem ter uma saúde melhor. “Para o shopping foi uma alegria enorme receber um projeto como esse, porque nós acreditamos que temos que abrir as portas para eventos que ajudem a sociedade. Foi uma excelente estrutura organizada onde as pessoas conseguiram tirar as dúvidas de forma personalizada com os profissionais. A parceria deu certo e o convite foi feito para realização de outros projetos”, acrescentou a gerente.

Além da feira no shopping, outras quatro ações semelhantes ocorreram simultaneamente em toda a cidade e no domingo as atividades prosseguiram com uma grande feira de saúde e um festival de comida vegetariana e vegana.

 

 

 

 

Veja mais