Profissão e Mercado

UNASP lança sua primeira cátedra em parceria com a sede mundial da Igreja Adventista

O UNASP lançou sua primeira cátedra sobre comunicação e religião, em parceria com a sede mundial da Igreja Adventista.

Texto: Caroline Belotto

A Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sede administrativa mundial da igreja, idealizou um projeto no formato de cátedra. Trata-se de uma parceria entre uma empresa e uma instituição de ensino, que visa desenvolver atividades de ensino prático e projetos de pesquisa relacionados a demandas da empresa parceira. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) foi a instituição escolhida para firmar parceria e concretizar este projeto.

A Cátedra Williams Costa Júnior de Comunicação e Religião do Departamento de Comunicação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia no UNASP iniciou suas atividades neste mês de agosto, no início do segundo semestre do ano letivo, e terá como temática principal o desenvolvimento de games cristãos. Votado no último CONSU, o projeto leva esse nome, pois o pastor Williams é uma grande referência nessa área, tendo liderado a comunicação na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) para oito países da América do Sul, e sendo o primeiro brasileiro a coordenar o departamento de comunicação da IASD para o mundo. E para que esse projeto aconteça, serão envolvidos alunos do curso de comunicação dos três campi do UNASP e do curso de Jogos Digitais da Educação Adventista à Distância (EAD), a ser lançado no próximo semestre. 

Um estudo apresentado pela DFC Intelligence informou que cerca de 3,1 bilhões de pessoas jogam games, seja por computadores, via mobile ou outros aparelhos eletrônicos. Nesse contexto, o pastor Sam Neves, diretor associado de comunicação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, explica que o número tende a crescer e que é importante a igreja perceber nisso uma oportunidade de pregar o evangelho para esse público. Nesse contexto, surgiu a ideia de realizar uma parceria com alguma universidade cristã do mundo para criar uma cátedra que atenda a essas demandas.  

Pastor Sam Neves

A cátedra de comunicação e religião do UNASP irá realizar pesquisas científicas e que auxiliem no desenvolvimento de games cristãos e outras tendências. Os alunos que forem trabalhar neste projeto serão orientados pelos professores da instituição, norteados pelas demandas da Associação Geral. Para o pastor Sam, sem pesquisa e sem um processo acadêmico robusto, as ideias dificilmente sairão do papel. Com esse projeto, será possível investigar o funcionamento dos jogos e das novas mídias que surgirem e de que forma usá-los para o evangelismo.  O pastor conta que o processo de pesquisa acadêmica pode auxiliar a igreja na abordagem desse público, na linguagem e na estratégia para que o conteúdo a ser criado não sirva apenas como uma distração.

O projeto beneficiará a todos os envolvidos. Para a Associação Geral da igreja, a cátedra futuramente possibilitará a contratação dos melhores talentos, tendo em vista que no mercado profissional de jogos a mão de obra é bastante escassa. Sam acredita que os dados de pesquisa auxiliarão na tomada de decisões administrativas e contribuirão para a assertividade dos jogos criados. Com base nas pesquisas a serem realizadas, será possível entender o impacto emocional de adolescentes com depressão, por exemplo, e a partir daí incorporar elementos que possam auxiliá-los, ou excluir elementos que sirvam de gatilho mental e que agravem algum quadro. Outros aspectos também podem ser estudados, como o crescimento do jogo e como converter os acessos em estudos bíblicos. Desta forma também será possível ampliar a comunicação como um todo, criar grupos que desenvolvam protótipos de projetos, e assim explorar todas as possibilidades do ambiente universitário. 

Para o UNASP, essa iniciativa aproxima a instituição de se tornar uma universidade, justamente por possibilitar a publicação de pesquisas e artigos inéditos sobre esse tema tão pouco explorado: a gamificação no contexto cristão. O que resultará no estímulo ao pioneirismo e a expansão acadêmica. Os alunos que participarem do projeto receberão incentivo para estudo e para desenvolver conhecimento, favorecendo assim a sua inserção no mercado de trabalho. De acordo com o pastor Erick Lima, coordenador da cátedra no UNASP, o funcionamento do projeto se dá ao angariar grupos e núcleos de pesquisa já existentes que realizaram estudos na área da comunicação e de teologia, e envolvê-los no projeto. Um dos grupos de pesquisa a serem envolvidos é o Excelsior!, alocado na Faculdade de Teologia e no Curso de Comunicação Social, e que estuda as relações entre religião e cultura da mídia. 

Pastor Erick Lima

O pastor Erick acredita na importância de trabalhar com ênfase na pesquisa e na observação, acompanhando tendências e buscando inovações no mercado tecnológico. Entre as atividades desse espaço está a produção e prototipagem, criando, desenvolvendo e aprimorando produtos audiovisuais com temática religiosa. Para o coordenador do projeto, ainda há muito material a ser produzido, como jogos digitais, jogos de tabuleiro, podcasts, webséries, livros, gamebooks, histórias em quadrinhos, entre outros. “Num primeiro momento a ideia é alimentar a marca Heroes, produzida pela Associação Geral, com esses produtos, e através de uma abordagem transmidiática mostrar o reforço da transmissão da memória religiosa. Estudar a marca, aprimorá-la e adaptá-la para outros produtos”, explica.

O espaço da cátedra se viabiliza através de um acordo de cooperação com um agente externo, que neste caso compõe-se com o departamento de comunicação da Associação Geral da igreja. Erick ressalta que o foco principal do projeto é levar os jogadores a estudarem a Bíblia. O Heroes possui um link que direciona os jogadores para o estudo bíblico, além disso, a mecânica do jogo se assemelha muito a de um estudo, especialmente o seu conteúdo. 

O Jefferson Nascimento é gerente de projetos do Heroes, e participará da cátedra também. Ele faz parte de uma equipe de cerca de 20 pessoas que atuam nos nove departamentos, entre eles programação, arte/design, social media, web, SEO, criadores de conteúdo, tradutores e outros. Os membros da equipe estão espalhados por diferentes lugares do mundo, como Brasil, Portugal, Dinamarca, Filipinas, Ucrânia, Paquistão, Estados Unidos da América e Reino Unido. 

“A parceria com o UNASP para a criação da cátedra é incrível e abre muitas oportunidades para os estudantes e para nós”, declara Jefferson.

Arte de divulgação Heroes II

Perspectiva sobre o contexto de games na igreja

Assim como em outras mídias e tecnologias, como rádio, televisão e internet, a tendência é a igreja se adaptar ao cenário de games e fazer deles uma ferramenta para alcançar esse público bastante distinto, o de jogadores. De acordo com Sam, atualmente dentro da comunidade adventista não há desenvolvedores de jogos, o que expressa a escassez de mão de obra para esta área.

“Com a quantidade de pessoas que passam um tempo exorbitante de horas jogando, seria irresponsável por parte da igreja não proclamar a história e a mensagem mais importante da história do Universo também neste meio. E se vierem novos meios de comunicação no futuro, certamente a igreja adventista vai usar dessas ferramentas também e isso é o que nos motiva”, declara.

Game Heroes no formato mobile

Com o lançamento do curso de Desenvolvimento em Jogos Digitais da EAD, previsto para iniciar no primeiro semestre de 2022, será possível ter mão de obra especializada para contribuir no desenvolvimento de novos produtos. “O curso por si só terá pontos de diálogo e intersecção com a cátedra. As possibilidades ampliam muito tendo um curso específico como esse”, conclui Erick.

Veja mais