Unasp lança Boletim Científico com orientações para o Coronavírus

Cultura e Ciência

Escrito por

Mairon Hothon

Publicado em

07 abr 2020

Crédito imagens

Marketing Unasp

Boletim Científico do Unasp
Boletim Científico do Unasp será publicado semanalmente de forma gratuita no link https://blogs.unasp.br/boletimcientifico/

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) lançou mais uma ferramenta de divulgação científica para a comunidade. O “Boletim Científico” chega com a análise dos assuntos das últimas pesquisas de relevância nacional e internacional, de órgãos público e privados, sobre o coronavírus.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional e pelo Comitê Científico do Unasp, e produzido pelos docentes do Mestrado em Promoção da Saúde, o boletim científico foi lançado no último dia 31 de março e já está em sua segunda edição. O boletim é resultado do comitê científico do Unasp, que foi formado como uma das ações de contingenciamento do novo vírus.

Dividido em três áreas básicas de leitura: Estudos e Pesquisas, Serviços e Utilidades e Fatos e Fakes, que é uma sessão na qual serão discutidas a veracidade das informações que circulam na rede, a publicação será semanal e postado nos canais oficiais do Unasp.

“O Boletim Científico UNASP é uma ferramenta para levar a servidores, professores, alunos e comunidade informações consistentes, verídicas e úteis sobre a crise pandêmica atual. Em uma época de muita informação irresponsável, queremos aproximar a ciência dos públicos com os quais temos relacionamento”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Dr. Allan Novais.

Na edição de abertura, o Dr. Maurício Lamano e a Dra. Natália Cristina Vargas e Silva trouxeram a pesquisa “O efeito das medidas de mobilidade e controle humano na epidemia de COVID-19 na China” como capa do debate. Este artigo foi publicado originalmente no site da Science Magazine, que é uma revista científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, considerada, ao lado da Nature, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo.

Já nesta segunda edição, os professores trazem para o debate a recessão econômica advinda das ações de enfrentamento desta pandemia mundial. O artigo foi publicado no SSRN que uma revista internacional dedicada disseminação de assuntos científicos. A publicação trata sobre a famosa cloroquina, será que a cloroquina possui efeito antiviral comprovado contra o novo coronavírus?

Para ter acesso as edições, acesse: https://blogs.unasp.br/boletimcientifico/