Unasp irá lançar Academia de Pesquisadores

Acontece no Unasp

Escrito por

Nathália Lima

Publicado em

22 Maio 2018

Unasp lança Academia de Pesquisadores em junho

Evento trará palestras práticas sobre a importância da pesquisa no meio acadêmico

Além de professores, alunos e disseminação de conteúdos importantes, uma instituição de ensino é marcada, em larga escala, pelas pesquisas que produz. Alto impacto, grandes discussões e muita troca de experiências fazem parte das características que toda instituição de ensino deve ter, principalmente quando a intenção se chegar ao status de universidade.

Nesse ínterim, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) busca fazer a sua parte. Após o sucesso de lançamento da revista científica Acta Negócios, realizado em abril deste ano, a Editora Unaspress, em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unasp realiza, no próximo dia 7 de junho, o lançamento da Academia Unasp de Pesquisadores. O principal objetivo do evento é apresentar programações de aperfeiçoamento quanto às práticas de pesquisa acadêmica aos docentes da instituição. O lançamento também será a primeira das ações em nome da Academia.

De acordo com o prof. Dr. Rodrigo Follis, editor-chefe da Unaspress, a criação da Academia Unasp de Pesquisadores visa oferecer meios para aprimorar o conhecimento de professores e estudantes em relação à pesquisa. “Nosso foco com a Academia é oferecer aos educadores do Unasp ferramentas para pensar, de maneira completa, na pesquisa como parte essencial do trabalho”, explica Follis. “A pesquisa tem papel fundamental não apenas dentro das instituições de ensino, mas nas comunidades. Por esse motivo é tão importante que eventos como esse sejam levados a sério dentro e fora do Unasp”, assevera.

Ao todo, seis palestras devem compor a programação do evento de lançamento da Academia. Nesse primeiro evento, para ministrar minicursos relacionados aos processos de produção de revistas científicas, foram convidados palestrantes de gabarito dentro das áreas, como, por exemplo, o Dr. Rui Seabra Ferreira Jr., atual presidente da Associação Brasileira de Editoras Científicas (Abec), principal entidade representativa da área.

Para a Dra. Tânia Kuntze, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unasp, que tem trabalhado em parceria com a Unaspress para o lançamento da Academia, mais do que apenas trazer informações importantes a respeito da pesquisa, o evento servirá para estreitar laços entre a instituição e a produção científica docente. “O Unasp precisa oferecer aos docentes que querem seguir na área da pesquisa – da investigação com mais qualidade e mais conhecimento – algum tipo de capacitação, de aperfeiçoamento para aquilo que eles já sabem fazer”, argumenta Tânia. “Esse é um evento que marca por ser o primeiro nessa linha e pela instalação da Academia Unasp de Pesquisadores, que deve sistematizar novos eventos, promovendo aperfeiçoamento de práticas em pesquisa”, acrescenta.

Além de aprimorar os conhecimentos dos docentes do Unasp em relação à pesquisa, a Academia Unasp de Pesquisadores ainda objetiva auxiliar a instituição a alcançar prestígios importantes no meio universitário. Nessa realidade, de acordo com o Dr. Afonso Cardoso, pró-reitor de Graduação, é necessária uma mudança de cultura dentro da instituição. “Antes de se tornar uma universidade, precisamos ter a pesquisa em nossa cultura e ‘DNA’. Envolver estudantes em linhas de pesquisa e investigação, juntamente com professores experientes que já pesquisaram e publicaram, é extremamente necessário”, ressalta Cardoso. “Uma pesquisa relevante é aquela que consegue transferir conhecimento para a vida prática da sociedade. Esse é o espírito do Unasp”, finaliza.

As inscrições para o evento de lançamento da Academia Unasp de Pesquisadores são gratuitas e já estão abertas no site do centro universitário. O evento acontece no próximo dia 7 de junho, no auditório da Reitoria, localizado em Engenheiro Coelho (SP). Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: https://www.unasp.br/eventos/evento/academia-unasp-de-pesquisadores/.

O idealizador do projeto é o professor, Dr. Rodrigo Follis