Não Classificado

Unasp investe na segurança e renova sinalização de trânsito

Todos os dias cerca de três mil pessoas circulam, nos aproximados 4,3 mil metros que compõe as vias do Unasp, campus Engenheiro Coelho.  Pensando nisso, a administração da instituição está renovando a sinalização de trânsito e incluindo novas faixas de pedestres. O foco dessa mudança tem como finalidade beneficiar não somente os motoristas, mas principalmente a segurança de quem […]

Texto: Redação

Todos os dias cerca de três mil pessoas circulam, nos aproximados 4,3 mil metros que compõe as vias do Unasp, campus Engenheiro Coelho.  Pensando nisso, a administração da instituição está renovando a sinalização de trânsito e incluindo novas faixas de pedestres. O foco dessa mudança tem como finalidade beneficiar não somente os motoristas, mas principalmente a segurança de quem anda a pé no campus.

Para Vanessa Faboci, aluna do primeiro ano do curso de pedagogia, o retoque das faixas contínuas para a área dos pedestres trouxe benefícios para todos. “A faixa está bem mais destacada, me sinto segura ao caminhar até faculdade, além de perceber que o fluxo de carros está organizado”, ressalta..

Cento e trinta novas placas reflexivas vão ser colocadas e o limite de velocidade vai continuar o mesmo, 40 km/h. A diferença é que em partes de circulação de pedestres constante, a velocidade cai para menos de 20 km/h. Muitas mudanças ainda vão ser feitas e a previsão de termino é de 30 a 50 dias, dependendo das condições climáticas. A instituição comprou uma máquina para fazer o trabalho de pintar as faixas. No total, todo o investimento seráde R$ 80 mil, sem incluir a mão de obra.

De acordo com o chefe da segurança do Unasp, Antônio Marques Pires, o trânsito reflete diretamente na imagem da faculdade, por isso a preocupação em deixar tudo correto o mais rápido possível. “É nossa responsabilidade oferecer segurança no campus. Para que possamos cobrar que o motorista dirija com responsabilidade, devemos oferecer uma sinalização correta”, acredita.  

Os materiais são esfera de vidro (pó para chamar a atenção do motorista a noite), tinta resinada própria para asfalto das cores padrões, tachinhas com olho de gato, placas novas e dentro dos novos padrões. Dentro do plano também está uma faixa continua de pedestres no canto da pista, para os alunos que correm e fazem caminhada, e sinalização para os cadeirantes.

No projeto também está a criação de mais 1,2 mil vagas para carros, além da troca da iluminação – por lâmpadas mais potentes – do estacionamento. Para os alunos que dependem de carona para subir da portaria até o prédio da faculdade, uma sinalização está sendo feita para que a parada dos carros seja feita de forma segura e não provoque nenhum acidente.

Pires ainda diz que a sinalização da instituição deve ser um exemplo e um padrão de qualidade. “O nosso objetivo é ser referência não só como qualidade de ensino, mas também com uma sinalização e segurança”, afirma.

Veja mais