Cultura e Ciência

UNASP inicia parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra

O novo programa de apoio ao ensino tem o objetivo de beneficiar todas as escolas do município

Texto: Thaís Fowler

Aconteceu nesta terça-feira (30), a inauguração oficial do projeto Potências do Cuidado na Educação, realizado pelo Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP, campus São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra. A iniciativa tem como propósito construir um ambiente saudável dentro das escolas para alunos e professores. 

O evento iniciou com boas-vindas feitas pelos professores Doutor Afonso Cardoso, Diretor Geral do UNASP, campus São Paulo e Doutor Fabio Alfieri, Coordenador do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. Logo após, o prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Tadao Nakano, dirigiu algumas palavras aos convidados presentes. A abertura oficial do evento foi realizada pelo Secretário da Educação do município, Márcio Carvalho. 

“Esse momento já estava muito acalentado em nossos corações. Nós da rede de ensino e grupos escolares estamos saindo de um momento muito difícil, estamos aprendendo a reabitar nossas escolas. E agora, poder ter a parceria do UNASP com todo o seu instrumental vai nos ajudar muito. Daqui nasce uma experiência piloto que não vai se limitar à Itapecerica da Serra”, compartilha Márcio Carvalho.

Com mais de 70 escolas municipais representadas, entre o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, o evento recebeu diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e líderes de departamento para a apresentação do projeto. “Estou convicto de que os frutos dessa parceria serão incontáveis. Vocês nos ajudarão à arar e adubar efetiva e afetivamente o terreno dos nossos ambientes escolares, para que eles possam vir ao encontro pleno de sua vocação”, afirma o prefeito em seu discurso.

Saúde na Educação em Itapecerica

A ideia da parceria com o município de Itapecerica da Serra iniciou em 2021 com os professores doutores Maurício Lamano Ferreira e Natália Vargas e Silva. Eles se reuniram com o prefeito de Itapecerica da Serra e todos os secretários para a primeira ação conjunta entre o município e o Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP, com o intuito de planejarem as perspectivas de projetos futuros que pudessem ser feitos em parceria.

Diante disso surgiu a necessidade do fortalecimento da escola, em relação a saúde integral dos professores e dos alunos nesse período do pós isolamento social. Assim, os professores doutores Thiago Cardoso, Elisabete Agrela e Cristina Zukowsky desenvolveram o projeto Potências do Cuidado na Educação. 

“Nós temos uma preocupação muito grande com a aprendizagem, pois ela acontece no terreno da sociabilidade e da afetividade. E todos nós saímos da pandemia muito afetados pelo isolamento social. Contudo, não devemos nos esquecer que a escola também cuida do emocional”, destaca o secretário da educação.

“Acreditamos que em cada escola exista um contingente muito grande de potencias em recursos humanos, possibilidades e pessoas que possuem habilidades diferentes. Conhecendo melhor as escolas e o potencial que elas tem, poderemos ao longo do ano instrumentalizar a gestão para a construção de pequenos grupos de trabalho, que possam ser elementos promotores de saúde dentro da escola”, afirma Cristina Zukowsky, docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Potências do Cuidado na Educação

A proposta do projeto é trabalhar saúde mais que ausência de doenças. Possibilitando a criação de espaços que favoreçam o surgimento de potencialidades e mudanças de olhar sobre a questão da saúde. Conhecer as potências existentes em cada escola, que possibilite o cuidado da saúde na educação de Itapecerica. 

Já o objetivo será identificar fatores de risco e proteção para o desenvolvimento da saúde mental e bem-estar em alunos e professores. Além de contribuir na implementação de um programa de apoio ao ensino em ambientes saudáveis de aprendizagem. 

“O sentimento é de que ainda temos um longo caminho a ser trilhado, contudo de contentamento. O mestrado em promoção da saúde está avançando em parcerias com o poder público e contribuirá para que alunos possam desenvolver estudos que visem resolver problemas atuais da nossa sociedade. Visa ainda capacitar o aluno para que desenvolva a liderança, comunicação, condução de projetos, dentre outros”, compartilha Fabio Alfieri, Coordenador do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Veja mais