Profissão e Mercado

UNASP inaugura primeiro hospital veterinário de Engenheiro Coelho

O local será capaz de realizar diversos procedimentos, como vacinas, consultas gerais, hemogramas completos e análises clínicas.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), inaugurou ontem (13), o primeiro hospital veterinário do município de Engenheiro Coelho-SP, localizado dentro do próprio campus. O evento contou com a presença da direção da instituição, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária, além da participação do prefeito da cidade, doutor Zeedivaldo Alves. 

Hospital Veterinário foi inaugurado.
Hospital Veterinário foi inaugurado nesta terça-feira. Foto: Stephany Gonçalves

A inauguração começou com um momento de agradecimentos vindo do coordenador do curso de Medicina Veterinária, João Aranega, que mencionou estar feliz com a instauração do hospital dentro da comunidade, já que, além de beneficiar as cidades ao redor do UNASP, também apoiará e facilitará o aprendizado do alunos, por meio de estágios internos.

Infraestrutura completa

O local possui uma estrutura notável, bem equipada, com um amplo espaço, laboratórios, salas de cirurgia e consultórios para vacinação, consultas gerais, análises clínicas e hemogramas completos, além de profissionais preparados para atender as necessidades dos animais da região.

Salas do hospital estão equipadas para receber os pacientes e para aulas do curso. Foto: Stephany Gonçalves

“A escolha desse local foi visando oferecer algo grande. Nós já tínhamos uma estrutura excelente e capaz de durar 70 ou 100 anos, então, ao invés de gastarmos na construção de uma fundação, optamos por investir neste local aqui, através dos materiais necessários para torná-lo grande, como equipamentos de última geração, laboratórios, subsídios, móveis e profissionais capacitados”, explica o doutor Martin Kuhn, reitor do UNASP.

Já para o diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, é muito importante para o UNASP receber uma estrutura como esta. “O hospital convém tanto para servir a comunidade quanto para a prática profissional do futuro médico veterinário. Então, o UNASP fica feliz em entregar para os alunos uma estrutura completa como essa, a fim de atender as necessidades do curso e da comunidade”, ressalta. 

Benefícios em comum 

A aluna do curso de Medicina Veterinária, Ana Clara Araújo, conta os benefícios que o hospital já está trazendo para ela. “Nós vamos estar 100% em contato com os animais doentes que chegarem aqui, já que a gente vai poder ver bem de perto, mesmo que antes de exercer a área. Então, o contato amplo com as avaliações clínicas e as cirurgias, acabam por nos preparar desde agora”, conta.

A aluna ainda explica que o local foi aberto também com o propósito de atender a comunidade menos acessível financeiramente. “Aqui temos recursos suficientes para atender desde as pequenas cirurgias até as grandes. Então, vai trazer um grande benefício, já que os moradores da região poderão acessar o hospital mesmo que com poucos recursos”, finaliza.

Já para o prefeito do município de Engenheiro Coelho, doutor Zeedivaldo Alves de Miranda, a cidade tem orgulho de ter o UNASP por perto. “Hoje, o curso de Medicina Veterinária está trazendo para a gente a oportunidade de ter um convênio com a cidade e com os moradores. Eu tenho certeza que isso só nos trará lucro, então, Engenheiro Coelho está muito feliz, eu garanto”, ressalta o prefeito. 

Práticas acadêmicas

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária e mestre em produção animal, João Aranega, o hospital é importante, já que é o local onde o aluno irá passar de veterinário para médico veterinário. “Aqui é onde eles farão as práticas hospitalares, terão contato com os animais de pequeno e grande porte, onde eles têm a oportunidade de entender que o senso de missão deles é de atender a comunidade, seja através do cuidado de pequenos animais ou produtores rurais aqui da região”, finaliza.

No momento, o hospital veterinário irá atender apenas animais de pequeno e grande porte através de vacinas, consultas gerais, hemogramas completos e análises clínicas. Porém, a partir do ano de 2023, o local começará a funcionar como unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico 24 horas.

Alunos, professores e administradores presentes na inauguração. Foto: Stephany Gonçalves

Veja mais