Impacto Social

UNASP inaugura Farmácia Universitária em parceria com a prefeitura de Engenheiro Coelho

Alunos do curso de Farmácia passam a praticar o que aprendem em sala de aula enquanto atendem a comunidade.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O UNASP, campus Engenheiro Coelho, e a prefeitura de Engenheiro Coelho inauguraram a Farmácia Universitária, no bairro Universitário, nesta segunda-feira (6). O objetivo do projeto é promover a prática dos alunos do curso de Farmácia por meio do atendimento à comunidade e fica em uma Unidade de Saúde Básica (UBS). Todos os medicamentos serão disponibilizados pelo governo e não haverá custos para os pacientes.

Inauguração da Farmácia contou com a participação de estudantes, comunidade e autoridades. Foto: Matheus Miranda

O evento de inauguração aconteceu em frente à UBS e contou com a presença do prefeito de Engenheiro Coelho, Zeedivaldo Alves de Miranda, entre outros líderes da comunidade. Também estavam presentes parte do corpo docente do curso de Farmácia do UNASP, graduandos, o diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, o Diretor Acadêmico do UNASP Engenheiro Coelho, doutor Everson Muckenberger, o pastor Caio Conceição, que apresentou uma mensagem religiosa e a aluna Júlia Vilasboas, que participou da cerimônia com músicas.

A coordenadora do curso, doutora Alanny Rocha, explicou como a instituição vai impactar as pessoas do bairro. “A Farmácia Universitária é um estabelecimento de saúde que oferece serviços farmacêuticos ao indivíduo, família e comunidade, de modo a contribuir para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e para o uso racional de medicamentos”, comenta.

Os beneficiados serão todos aqueles que possuírem o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser feito na própria Unidade de Saúde, mediante a apresentação do RG, do CPF e do comprovante de residência. “Se o paciente for atendido pelo SUS poderá retirar os medicamentos com prescrição feita por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no Sistema. Assim como o paciente atendido de forma privada, desde que o medicamento seja fornecido pelo governo ”, completa a coordenadora. 

Ferri explica que a nova farmácia beneficia mutuamente a comunidade e a instituição de ensino. “Aqui nós vamos reunir a teoria com a prática e servir a nossa comunidade”, reitera.

Benefícios para a comunidade do bairro Universitário

Medicamentos serão disponibilizados via governo. Foto: Matheus Miranda

A comunidade universitária cresceu muito nos últimos anos e, assim, demanda maior movimentação na área da saúde. O prefeito do município agradece a parceria entre a prefeitura e o UNASP, relação que favorece os dois lados, e cita outras parcerias entre as duas instituições que permitiram a prática dos alunos e o desenvolvimento de serviços para a comunidade.

“Essa parceria com a universidade é muito boa; é uma parceria de convívio, de um relacionamento extraordinário. Isso vai enriquecer muito o trabalho da comunidade e nós estamos muito felizes por isso”, comemora o político.

Prática acadêmica

Para os alunos, a nova farmácia representa um contato prático com os medicamentos que são apresentados de forma teórica durante o curso. Assim, podem aprender como funciona o atendimento ao paciente, a ética no meio do trabalho farmacêutico e a se relacionarem com outros níveis de atenção à saúde. O laboratório didático ainda desenvolve a pesquisa e é um local de extensão, requisitos do curso. 

Além de colocar em prática a teoria, os alunos vão aprender sobre as pessoas. A este respeito, o aluno do sétimo semestre do curso, Luiz Gustavo, compartilha que o projeto vai aproximá-lo da comunidade. “Também vai ser de importância para o bairro, já que, tanto o farmacêutico como os alunos, vão desenvolver atenção primária quanto à saúde, com educação e saúde, quando o farmacêutico vai ter contato pessoal com os pacientes, para estar instruindo, para estar educando”, acrescenta.

Inauguração é importante para a comunidade de Engenheiro Coelho. Foto: Matheus Miranda

Veja mais