Impacto Social

UNASP mobiliza mais de 1500 alunos e colaboradores para distribuição de livros

UNASP distribui cerca de 60 mil livros em Limeira e Piracicaba

Texto: Colaboração Tricampi

O Impacto Esperança é uma campanha anual da Igreja Adventista do Sétimo Dia para toda América do Sul. O objetivo é entregar literaturas que levem mensagens de otimismo e conforto, além de promover o incentivo a leitura. Os alunos, colaboradores e comunidade próxima ao UNASP dos campi Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo se reuniram para distribuir livros e promover feiras de saúde que atendessem a população das cidades de Limeira e Piracicaba. Cerca de 60 mil livros foram distribuídos nas duas cidades, além do atendimento a milhares de pessoas que entenderam a importância dos oito remédios naturais.

Novas oportunidades em Limeira

Os estudantes aproveitaram para aplicar o aprendizado da sala de aula na ação evangelística. Júlia Lize, estudante de Farmácia no campus Engenheiro Coelho, participou de feiras de saúde dentro do campus durante a pandemia. Agora, com a flexibilização, ela está participando pela primeira vez de uma feira para a comunidade. “É diferente de tudo, porque muitas pessoas que chegam aqui não sabem ler, não têm acesso a muita informação e precisam dessa ajuda”, explica Júlia.

Assim como ela, aproximadamente 700 alunos saíram de Engenheiro Coelho focados em cumprir a missão na cidade de Limeira. Os corais e grupos musicais do campus também contribuíram para que os ambientes se tornassem uma grande celebração com música e mensagens de ânimo.

A experiência foi semelhante para Bianca Silva, aluna de Psicologia do UNASP campus São Paulo. “Participar da Feira acrescenta muito conhecimento prático. Estar aqui para conversar com as pessoas e ceder escuta me ajuda a crescer como aluna e profissional”, frisa. Ela participou como voluntária do stand de Confiança em Deus em uma das feiras de saúde organizadas na cidade.

Diversos estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Educação, Física, Biologia, Psicologia e Mestrado em Promoção da saúde do UNASP campus São Paulo fizeram diferença na Feira de saúde de Limeira por conta das suas especialidades. A professora Lanny Cristina, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Instituição explica que os voluntários de todos os campi foram treinados para atender o público com excelência.

Ações em Piracicaba

O dia não foi diferente em Piracicaba. Os estudantes e colaboradores do UNASP campus Hortolândia mobilizaram 4 ônibus com alunos, colaboradores e comunidade para distribuição de 20 mil literaturas, divididos entre “O último Convite” e revistas infantis. Os livros foram também uma forma de convidar as pessoas para participarem da Semana Santa “O amor vive” em apoio as igrejas da região, tendo em vista que a presença adventista na cidade ainda é pequena.

O Impacto Esperança continua e na próxima semana, as revistas infantis do projeto serão entregues às crianças da rede municipal de ensino de Hortolândia. O pastor Douglas Menslin, diretor geral do campus Hortolândia, explica que “como parte da igreja, o UNASP participa desse projeto que envolve alunos e funcionários, tendo em vista a missão de levar o evangelho”. Ele ainda acrescenta: “Nós não existimos apenas para educar, mas também para transformar e salvar”.

Preparação para o grande dia

Antes do dia oficial do Impacto Esperança já aconteceram mobilizações em cada campus. As ações do projeto no UNASP campus São Paulo iniciaram na primeira sexta-feira do mês (1). Alunos do UNASP Baby, Educação Infantil e Fundamental I receberam os livros durante as capelas para entregar aos pais. Ao todo foram 1.130 livros “O Último Convite” entregues. Durante a semana de oração universitária, entre os dias 04 a 09, alunos do Ensino Superior também foram presenteados com o livro do Impacto Esperança. A Pastoral Universitária distribuiu aproximadamente 2.300 livros.

Já no UNASP campus Hortolândia, as atividades começaram na sexta-feira (7), quando foram entregues os livros para pais e alunos do campus. Os professores da Escola Sabatina também se mobilizaram para envolver os membros. De semelhante forma, no UNASP campus Engenheiro Coelho, os alunos também foram surpreendidos com os livros durante a semana, como um lembrete para a participação no dia especial do Impacto Esperança.

Assim, após dois anos de entrega virtual dos livros, o UNASP retorna as ruas para a entrega presencial somando mais de 1500 pessoas envolvidas no Impacto Esperança.

Veja mais