Profissão e Mercado

Unasp Hortolândia sedia II Encontro de Logística da RMC

Encontro de Logística reúne empresários e estudantes da Região Metropolitana de Campinas, para apresentar as novas possibilidades na área de logística.

Texto: Glória Barreto

Unasp Hortolândia promove II Encontro de Logística.

Pelo segundo ano consecutivo o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Hortolândia, sediou o Encontro de Logística para estudantes e empresários da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento aconteceu no dia 29 de novembro e contou com a presença de convidados e palestrantes, para tratar das novas possibilidades que o mercado tem oferecido para o setor de transportes.

O presidente da Associação Brasileira da Industria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, foi um dos palestrantes e falou dos investimentos que a indústria ferroviária tem realizado para tornar o setor mais produtivo. “Estou apresentando as últimas inovações de nosso setor, seja na área de vagões de carga, locomotivas ou de trens, para mostrar toda a tecnologia envolvida em nossos produtos. Como por exemplo, a redução de peso dos vagões para poder carregar mais, as melhorias na velocidade de carga e descarga, as locomotivas cada vez mais potentes e mais econômicas e a infraestrutura aplicada em trens de passageiros de todos os tipos”.

Entre os empresários presentes, esteve o consultor Alcebíades de Sá, para ele esse tipo de encontro na RMC é uma escolha assertiva. “Nós estamos próximos do maior aeroporto de cargas da América Latina e temos um setor muito importante da economia que está em plena expansão que é o setor e transporte ferroviário. Então o assunto é pertinente para nossa realidade empresarial, na área de geração de emprego. Hortolândia é um exemplo disso, recebeu recentemente oito empresas do segmento do transporte ferroviário, isso mostra que o tema é pertinente para quem quer se manter atualizado”, afirmou o consultor.

Participaram do Encontro, estudantes e empresário da região.

Para os organizadores, o evento tem como objetivo de oportunizar aos universitários e estudantes de MBA’s da instituição uma convivência com o mundo empresarial demonstrando as perspectivas do mercado, unindo assim a teoria à prática. No segundo semestre de 2018, deve acontecer o III Encontro de Logística, com inscrições gratuitas para empresários e estudantes universitários interessados.

Parceria Unasp e ABIFER

No evento também foi assinada uma parceria entre Unasp e ABIFER. O convênio prevê que os câmpus Unasp Hortolândia e Unasp Virtual, estarão oferecendo cursos de pós-graduação e de extensão em logística para os servidores das empresas que trabalham para a ABIFER.

Momento da oficialização legal da parceria entre Unasp e ABIFER.

“O convênio está sendo assinado hoje, e tem o objetivo de oferecer cursos para afiliadas da ABIFER, preparando os funcionários na área de logística, especialmente os que atuam na administração e contabilidade. A ABIFER deve divulgar os cursos e auxiliar economicamente esses funcionários, para que tenham condições de estudar. E assim o UNASP pode ser mais útil para a sociedade”, explicou Lélio Lellis, diretor geral do campus Hortolândia.

Após a assinatura do contrato que firmou a parceria, o presidente da ABIFER, Vicente Abate falou aos presentes: “temos mais de 18 mil funcionários e nosso intuito é que essa parceria garanta um melhor preparo desses profissionais, para que o desenvolvimento humano e tecnológico no transporte ferroviário brasileiro mantenha uma constante de crescimento”, disse Abate.

Veja mais