Vida no Campus

Unasp Hortolândia e Seven Bikers inauguram trilha de mountain bike no campus

Se você curte uma aventura em meio a natureza, vai gostar de saber que no último domingo, dia 16 de fevereiro, foi inaugurada no Unasp Hortolândia, a trilha Seven Park Unasp, um circuito de mountain bike estabelecida num percurso em meio a fazenda que compõe o campus. O projeto é resultado de uma parceria entre […]

Texto: Glória Barreto

Trilha de mountain bike com 6 Km de percurso é inaugurada no Unasp Ht.

Se você curte uma aventura em meio a natureza, vai gostar de saber que no último domingo, dia 16 de fevereiro, foi inaugurada no Unasp Hortolândia, a trilha Seven Park Unasp, um circuito de mountain bike estabelecida num percurso em meio a fazenda que compõe o campus. O projeto é resultado de uma parceria entre a instituição e o Seven Bikers, grupo de ciclistas amadores e profissionais, criado com o objetivo de incentivar as pessoas a terem um estilo de vida saudável através de exercícios físicos.

Segundo Heber Girotto, um dos fundadores do Seven Bikers, a trilha Seven Park Unasp estará aberta no primeiro domingo de cada mês, das 8h às 11h ao público, porém os interessados precisam fazer as inscrições gratuitas pelo link: http://bit.ly/InscricaoSevenPark Lá também estão disponíveis outras informações como os equipamentos necessários para participar em segurança, deste lazer em meio a natureza. O percurso da trilha tem 6 quilômetros, com relevo e vegetação diversificados.

De acordo com os organizadores é um lazer que pode ser feito em família e foi destinado aos alunos do campus, comunidade de Hortolândia e região, que gostam de praticar exercícios em meio a natureza.

Compareceram à inauguração mais de 120 ciclistas que percorreram a trilha.  Marenos Schimidt, que fez o circuito em 30 minutos, conta que anda de bicicleta desde os 5 anos de idade e descreveu um pouco do que se pode encontrar na Seven Park Unasp. “A trilha tem trechos fáceis e trechos difíceis, difíceis mesmo. Se você não tem prática ou não está em forma, precisa descer e empurrar a bicicleta. Grande parte do percurso é dentro do mato. Tem vários singles, que são trechos em que só passa uma bicicleta de cada vez, e você consegue admirar a natureza. É muito prazeroso e divertido”, contou ele.

De acordo com os organizadores é um lazer que pode ser feito em família e foi destinado aos alunos do campus, comunidade de Hortolândia e região, que gostam de praticar exercícios em meio a natureza.  O estudante Yannick Gama de 12 anos gostou da experiência de andar de bicicleta na trilha, apesar de desafiador. “Eu ando no meu condomínio, mas lá é tudo liso, não tem rampa, aqui é bem mais radical, dá até um frio na barriga”. Sobre a complexidade do trecho, ele acrescentou: “foi difícil, principalmente na parte fininha que não dá pra passar um monte de gente, eu quase escorreguei, mas eu gostei e vou mais uma vez”, afirmou empolgado.

Parceira do Unasp e Seven Bikers

“Essa iniciativa de abrir a fazenda para o ciclismo, de forma ordenada, de forma acompanhada e sustentável, porque é uma trilha ecológica, vem ao encontro desta filosofia de saúde e qualidade de vida que a igreja adventista acredita e promove”, destacou o diretor do Unasp Hortolândia, Afonso Cardoso.

Segundo os organizadores o planejamento e execução das obras da Seven Park Unasp durou dois meses. O projeto, além de promover a prática de exercícios, é uma possibilidade de trazer a comunidade para conhecer uma parte do campus, bem como a biodiversidade presente na fazenda.

“Essa é mais uma forma de aproximar a instituição da população de Hortolândia. A inscrição está disponibilizada pela internet para os interessados em percorrer a trilha, de modo que toda comunidade é bem-vinda para conhecer e participar deste projeto conjunto entre Unasp Hortolândia e Seven Bikers”, acrescentou Daniel Costa, um dos idealizadores do projeto.

Promovendo saúde

O percurso da trilha é composto de relevo e vegetação diversificados.

A abertura de uma trilha em meio ao campus universitário faz parte do Plano Mestre de Desenvolvimento da Saúde (PMDS), que é uma proposta da igreja e da educação adventista para toda a América Latina, que começou em 2019. E a ideia é que a cada ano, alguns princípios e valores de saúde, que a igreja adventista preza e pratica, sejam incentivados e promovidos na comunidade en torno das igrejas e instituições de ensino.

O professor universitário, Ledimar Brianezi, que participou da elaboração do PMDS e faz parte da equipe que promove projetos de saúde no Unasp Hortolândia, conta que a trilha é o primeiro de vários projetos que o Unasp Hortolândia pretende implementar na área de saúde em benefício de seus estudantes e da população de Hortolândia e região.  “Esse espaço do Seven Park Unasp faz parte de uma das ações do PMDS para 2020 no Unasp Hortolândia. Nós queremos motivar alunos de todas as idades a escolherem hábitos para ter melhor qualidade de vida”, afirmou Brianezi.

Confira outras fotos do evento, clicando AQUI.

Veja mais