Profissão e Mercado

UNASP firma convênio com empresa SATIS

A parceria de pesquisa representa mais um passo para o status de Universidade em 2030

Texto: Ana Clara Silveira

O UNASP iniciou uma nova parceria acadêmica com a empresa SATIS, que é especializada em nutrição vegetal foliar. Os cursos da instituição de ensino envolvidos no convênio são Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. O desenvolvimento da proposta também será feito com o apoio da Unicamp.

A pesquisa será dividida em três etapas. Os estudantes e professores do UNASP participam dos ensaios, enquanto a SATIS financia e fornece materiais e equipamentos. A iniciativa está vinculada a projetos de doutorado da Unicamp, que também contribui com auxílio dos laboratórios para análises químicas e analíticas.

Avanço na pesquisa

O doutor e professor no curso de Engenharia Agronômica, Argus Neto, afirma que “esse projeto consolida especialmente a posição científica da instituição dentro das ciências agrárias”. A participação também amplia as oportunidades para que os estudantes do UNASP ingressem no mercado de trabalho com mais experiência.

Os anos anteriores, especialmente 2020 e 2021, já foram animadores para os cursos e a expectativa é potencializar esse destaque na região por meio de produtos consolidados no mercado. “Tivemos publicação em congressos e revistas científicas, além de aprovação em mestrados”, comemora o professor Argus.

O projeto também tem cunho social e alavanca melhorias diretas no setor agrário. O envolvimento na parceria é visto pelo pesquisador Henrique Guevara como um meio de focar no aumento da produtividade com o auxílio da tecnologia. “As pesquisas também estão relacionadas às questão de máquinas para que o produtor consiga automatizar processos, assim ele otimiza tempo e recursos, produzindo mais e evitando o êxodo rural”, esclarece.

Colaboração da SATIS

A empresa SATIS tem vasta experiência e forte influência no mercado nacional. O doutor Argus pontua que “é consolidada, reconhecida, com grande portfólio de produtos, que, inclusive, já eram utilizados pelo UNASP”. A colaboração entre ambos promete render novas produções com uso de técnicas voltadas a translocação de nutrientes e fitossanidade.

Guevara acrescenta que essa possibilidade associada a tecnologia trará bons resultados. “Vamos proporcionar melhorias tanto na parte de produção, como na parte de comunidade e qualidade do produto final, sendo ele de origem vegetal ou de origem animal”, comemora.

Bolsas de iniciação científica

Os estudantes interessados podem participar das pesquisas a partir das bolsas de iniciação científica. A princípio será oferecida uma com possibilidade de ampliar as oportunidades. Com larga experiência na pesquisa, Guevara afirma que “ter uma bagagem a mais para contar no currículo, facilita a entrada no mercado de trabalho”. Ele comenta que a graduação é apenas o início da jornada profissional, por isso ter um diferencial como uma pesquisa em andamento pode ser uma porta de entrada até mesmo para a própria empresa do convênio.

1 º Análise documental de currículo

2 º Análise documental de histórico escolar

3 º Entrevista

4 ° Escolha do perfil junto a SATIS

As inscrições ainda não foram abertas.

Encontro entre colaboradores do UNASP e SATIS.
Convênio trará diversas oportunidades aos estudantes do UNASP.

Veja mais