Impacto Social

Unasp faz recomendações para se prevenir do Coronavírus

Atitudes simples como lavar as mãos frequentemente, se afastar de pessoas que estejam tossindo e não compartilhar objetos pessoais já ajudam na prevenção do novo coronavírus.

Texto: Mairon Hothon

Com o surto do novo coronavírus, a prevenção é a melhor forma de ficar longe da doença. No Brasil, dois casos foram confirmados.

Água, sabão e álcool em gel. Esses são os três itens indispensáveis para você se proteger da contaminação com o novo coronavírus. Após a confirmação do segundo caso no Brasil, ocorrido na cidade de São Paulo no último dia 29 de fevereiro, Governo e instituições tem alertado a população para novos casos que venham ocorrer.

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado na última sexta, 28 de fevereiro, o Brasil tem 182 casos suspeitos espalhados em 16 estados. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) reforça o apoio a alunos, funcionários e professores que possam sentir algum sintoma e ressalta a importância de todos se prevenirem com ações simples e que é não há motivo para pânico.

Entre os principais cuidados para a prevenção está:

– Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use álcool gel;

– Use lenços descartáveis para a higiene nasal;
– Cubra o nariz e a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar;
– Evite tocar olhos, nariz e boca;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal;
– Mantenha os ambientes limpos e ventilados;
– Evite viagens a locais onde ocorre transmissão local.

Segundo o Ministério da Saúde esclarece que a transmissão do vírus ocorre por meio do contato próximo a pessoas infectadas e que os sintomas são muito parecidos com os da gripe, sendo os principais tosse, febre, dificuldade para respirar e diarreia e dor de garganta.

Alunos, professores e funcionários do Unasp que viajaram para qualquer um dos países com casos de transmissão interna nos últimos 14 dias, ou tiveram contato com algum caso suspeito do coronavírus, e apresentam os sintomas, podem procurar um atendimento médico para exames de Saúde.

Para mais informações, acesse: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus 

Veja mais