Vida no Campus

UNASP organiza “desafios do bem” para alunos

O UNASP Engenheiro Coelho promoveu uma atividade recreativa para incentivar os alunos a realizarem desafios do bem. O evento foi conduzido pela Agência de Comunicação e Marketing (AICOM), em parceria com a diretoria de desenvolvimento estudantil do campus, que colocou três camas elásticas com balões que continham ações para os estudantes cumprirem. As camas elásticas […]

Texto: Adalie Pritchard | Edição: Theillyson Lima

O UNASP Engenheiro Coelho promoveu uma atividade recreativa para incentivar os alunos a realizarem desafios do bem. O evento foi conduzido pela Agência de Comunicação e Marketing (AICOM), em parceria com a diretoria de desenvolvimento estudantil do campus, que colocou três camas elásticas com balões que continham ações para os estudantes cumprirem.

As camas elásticas foram colocadas em três locais do campus, dando espaço para todos participarem. Os alunos são desafiados a lembrar alguém de beber água, mandar uma mensagem para uma pessoa amada, dizer “te amo” a duas pessoas ou elogiar três amigos de seu convívio, entre outros desafios. Após cumprir o desafio, cada estudante recebeu uma recompensa.

A gerente da AICOM, Leticia Caron, explica que o desafio do bem é uma ação organizada para estimular a gentileza e amor ao próximo durante um dia comum. “Gera também prazer instantâneo e é um momento leve e de descarrego de energia do nosso aluno, que muitas vezes está passando por alguma situação pesada”, comenta Letícia.

Cuidado com a saúde

Segundo artigo publicado no British Journal of Psychiatry, fazer atividades físicas regularmente como forma de lazer pode reduzir pela metade as chances do aparecimento de sintomas de depressão e ansiedade. O estudo aponta que a interação social tem uma grande contribuição para manter a saúde física.

O “desafio do bem” é uma iniciativa que visa atender as necessidades emocionais e não apenas acadêmicas dos estudantes, já que a ação incentiva os alunos a interagirem uns com os outros. “Esses desafios são importantes para trazer um pouco de relaxamento em meio a rotina de atividades acadêmicas e de trabalho. Além disso, criam interação entre os alunos, contribuindo para um relacionamento mais saudável”, comenta o Pr. Bruno Fortes, diretor de desenvolvimento estudantil.

O feedback dos estudantes sobre o projeto é positivo. O aluno de arquitetura Widney Murteira, expressa que “as rotinas são muito chatas e desestimulantes, então coisas como as camas elásticas com as bexigas nos deixa o dia mais divertido e dá até mais ânimo para cumprir com o resto das atividades”. 

O UNASP segue os protocolos de biossegurança recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como distanciamento social, uso de máscara e higienização de mãos em cada uma das suas atividades.

Desafios do bem envolveram atividades na cama elástica.

Veja mais