Não Classificado

"UNASP em Movimento" promove saúde

  Com o objetivo de motivar alunos e a comunidade a se exercitar, no dia 26 de abril ocorreu o “UNASP em Movimento”.  O evento foi organizado pelo Centro de Atividades e Práticas Esportivas, CENAPE, e pelo Curso de Educação Física do UNASP-SP.   Aos domingos, é de praxe alunos praticarem algum esporte no CENAPE. […]

Texto: Redação

 

Com o objetivo de motivar alunos e a comunidade a se exercitar, no dia 26 de abril ocorreu o “UNASP em Movimento”.  O evento foi organizado pelo Centro de Atividades e Práticas Esportivas, CENAPE, e pelo Curso de Educação Física do UNASP-SP.

 

Aos domingos, é de praxe alunos praticarem algum esporte no CENAPE. Muitos da comunidade procuram o espaço, mas ele é restrito. No entanto, no dia do “UNASP em Movimento”, todos são convidados a participar e, segundo um dos organizadores, o coordenador do CENAPE, Fernando Mudesto, essa é uma das propostas da atividade.

“Abrimos esse espaço para a comunidade ter um dia conosco. As atividades que oferecemos promovem mais interação e sociabilização. Isso leva as pessoas a cuidarem mais de sua saúde, e essa é a vontade de nosso Criador”, diz ele.

 

As atividades do dia foram streetball, tênis de mesa, mini vôlei e copa trio. No Curso de Educação Física há uma matéria chamada Organização de Eventos, ministrada pelo professor Rodrigo Pignataro. No “UNASP em Movimento” vários alunos estiveram envolvidos. Segundo o professor Rodrigo, a proposta é que eles aprendam a organizar um evento, pois a Educação Física vai além dos laboratórios. “Fazer com que o aluno viva isso na prática é diferente de ele estar no laboratório. Há erros e acertos em todo evento e o aluno aprende. Essa é a maior riqueza”, afirma.

 

A aluna do terceiro semestre de Educação Física, Carolina Campos, concorda com o parecer do professor e diz que “é a primeira vez que a gente está tirando uma ideia do papel e está colocando na prática. Dividimos a classe em comissões técnicas administrativas. Cada um fica responsável por uma parte, no caso, um esporte que está sendo praticado hoje. Essa pessoa fica responsável por pesquisar as regras do esporte, o material necessário, a forma de fazer as tabelas dos jogos, as divisões, tudo para a gente ter uma melhor desenvoltura no dia e dar tudo certo”, comenta ela.

Além disso, a atividade incentiva as pessoas a cuidarem mais da sua saúde. Para Danilo Souza, que mora nas proximidades do campus, é necessário praticar atividades físicas para ter mais saúde. “A atividade física é muito boa para a vida e combate o sedentarismo. Eu tenho certeza de que hoje em dia o motivo de muitas doenças é o fato de muitas pessoas não praticarem exercício físico”, frisa ele.

O professor do CENAPE, Pietro Santos, ressalta que “é preciso movimentar-se; o corpo foi feito para trabalhar, para se movimentar. Se ficar parado enferruja”, conclui.

Veja mais