Impacto Social

Alunos realizam ação solidária na maternidade municipal de Hortolândia

Aula de ciências do Colégio UNASP Hortolândia se transforma em ação solidária na Maternidade Municipal Governador Mário Covas

Texto: Glória Barreto

Na tarde de ontem, 22 de novembro, alunos do 5° ano do Colégio UNASP Hortolândia realizaram uma ação solidária na Maternidade Municipal Governador Mário Covas entregando um kit de presente para as mulheres grávidas carentes de Hortolândia. Cada kit era composto por objetos de higiene para os bebês, um livro Esperança Além da Crise para as mamães e um folder de cuidados durante a gestação, escrito e ilustrado a mão pelos próprios alunos.

Kit de presente entregue as mães com folder feito a mão pelos alunos.

O estudante Paulo Oliveira, de 11 anos, conta que em seu folder escreveu frases de orientações quanto a alimentação saudável, o uso de roupas leves e um aviso para que as grávidas evitassem as bebidas alcoólicas e o fumo durante a gestação. “As dicas eram parte do trabalho de ciências e entregando para elas, a gente ajuda a cuidar das grávidas e dos que bebês vão nascer mais saudáveis”, contou o aluno.

Ação solidária na maternidade

As enfermeiras da educação permanente, Maria Solange Santos e Gisley Viana, receberam as professoras e alunos na Maternidade Municipal, orientando os alunos durante a ação. Foram entregues aproximadamente 80 kits para as grávidas que estavam no hospital para a consulta pré-natal e demais mamães internadas, por terem dado a luz recentemente.

Foram entregues quase 80 kits de presente na ação solidária na Maternidade

“Nós somos um hospital público e todas essas ações ajudam a população. As mamães carentes recebem esse carinho das crianças e, ao mesmo tempo, os alunos aprendem um pouco sobre a realidade da gestação”, destacou a enfermeira Maria Solange.

Professoras e alunos do Colégio UNASP Ht na ação solidária.

Márcia Silva, professora do 5º ano explica que ao estudar sobre a gestação surgiu a ideia dos alunos se envolverem em um projeto que ajudasse grávidas carentes. E assim,  alunos de todos os quintos anos se mobilizaram para arrecadar objetos de higiene como fraldas, lenços umedecidos, sabonete, pomadas, shampoo, entre outros.  

 “A intenção era desenvolver um projeto solidário para ajudar grávidas carentes, como resultado do trabalho de pesquisa das aulas de ciências. E o engajamento dos alunos foi lindo. Eles têm isso no coração, essa vontade de ajudar o próximo”, lembra a docente.

Veja mais