Não Classificado

Unasp-EC realiza campanha para doação de medula óssea

Pastoral Universitária estará disponibilizando um ônibus no dia 14/11 para os interessados em participar da campanha

Texto: Redação

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela, são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11.000 pessoas sofrem de leucemia.

A espera para se conseguir um doador de medula óssea é grande. Pensando nisso, a Pastoral Universitária do Unasp-EC estará disponibilizando um ônibus para levar os alunos ao Hemocentro da UNICAMP no dia 14/11 às 12h30.  A iniciativa começou com a estudante de Direito Érika Yamane. “Sempre tive vontade de doar medula óssea, principalmente pelo fato de ter perdido pessoas queridas para a leucemia e outros tipos de câncer. Quando completei 18 anos, procurei saber sobre o local de coleta de medula mais próximo e descobri o hemocentro de campinas”, conta.

O processo de doação de medula óssea é gratuito e qualquer pessoa entre 18 e 55 anos pode estar doando. Primeiramente, as pessoas interessadas vão até o hemocentro pra se registrarem e deixar uma pequena amostra de sangue (5ml) no banco de dados. Se o banco de dados achar um doador compatível com alguém que precise de doação, ambos são contactados para que a doação seja efetuada.

“Ao entrar em contato, eles me disseram que aqui no Unasp já é feita a coleta de sangue. Então, eu tive a ideia de expandir o cadastro de medula com uma campanha”, explica a estudante.

Para Érika, o objetivo principal é “auxiliar aqueles que estão há muito tempo esperando uma doação por falta de doadores compatíveis, pois quanto mais pessoas doarem, maior será a chance de auxiliar alguém” afirma.

Os interessados podem se inscrever na pastoral Universitária localizada no prédio do ensino superior. 

Veja mais