Não Classificado

Unasp-EC oferece oportunidade de aluno testar TCC dentro da instituição

O Unasp-EC dá oportunidades para os alunos que tem interesse em testar seu trabalho antes mesmo de ele ser qualificado.

Texto: Redação

Para muitos, o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, é a ponte para uma inserção no mercado de trabalho. O Unasp-EC dá oportunidades para os alunos que tem interesse em testar seu trabalho antes mesmo de ele ser qualificado. Um exemplo é o programa Alquimia, desenvolvido por Rodrigo Souza, aluno formando do curso de Sistemas para Internet.

“Eu percebi que o sistema utilizado pela Agência Zoom dava problemas e não era preciso. Então resolvi fazer esse que facilitaria o trabalho”, justifica o aluno. O Alquimia é um programa gerenciador de tarefas para uma agência de publicidade, no caso, a agência laboratório do campus. No sistema, o usuário agenda datas de entrega de cada trabalho, coloca informações necessárias para cada um deles, pode programar atividades pessoais, tem acesso ao que outros setores estão desenvolvendo,  um sistema de controle de horas e troca de mensagens entre os usuários do programa. Mas, quando ele foi desenvolvido, a maior parte dessas funções não existia. “A princípio achei que a Zoom não aceitaria”, conta Rodrigo.

O programa foi implantado na agência em março deste ano e, conforme surgissem necessidades, Rodrigo acrescentava novas ferramentas. “Percebi que o projeto possuía potencial, pois se trata de uma tecnologia web emergente que oferece praticidade e reduz o tempo da realização das tarefas diárias. Isto, somado ao bom desempenho do aluno, resultou em um projeto diferenciado”, ressalta Fabiano Souza, orientador do TCC e chefe do setor de Tecnologia da Informação para a Agência Zoom.

Essa oportunidade oferecida pelo Unasp-EC mudou a perspectiva de Rodrigo em relação ao TCC. “Favoreceu minha qualificação, aumentou minha credibilidade, tanto na banca, como profissional. Uma vez que meu projeto já foi testado em um cenário profissional”, destaca o aluno. “Trabalhos como esse trazem um diferencial para a universidade, pois reforçam a boa qualidade de ensino da instituição, fazendo-se valer da interlocução entre a teoria e prática das pesquisas iniciadas aqui”, completa o orientador.

Além do bom desempenho com o TCC, o aluno se sente pronto para enfrentar uma situação como essa no mercado de trabalho. “Grandes coisas que fiz, eu não sabia fazer, tive que pesquisar, procurar e aprimorar”,  confessa Rodrigo. “Uma das maiores vantagens que o aluno possui através desta prática é a experiência na solução de problemas, como se ele mesmo já estivesse ingresso no mercado de trabalho lidando com as vicissitudes na prática”, conclui o professor.

Veja mais