Cultura e Ciência

Unasp é selecionado em programas de fomento da Capes para auxílio estudantil

O Unasp foi aprovado para receber 240 bolsas de incentivo ao estudante pela Capes. Serão abertas bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica.

Texto: Mairon Hothon

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) foi aprovado para receber 240 bolsas de incentivo ao estudante de licenciatura, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao todos são 120 bolsas de fomento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e 120 para o Residência Pedagógica, ambas bolsas divididas entre os três campi da instituição.

As bolsas de fomento são destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura do Unasp, sendo a PIBID para aqueles que cursaram 50% do curso e a Residência Pedagógica para aqueles que estejam no 5º período do curso de Licenciatura. O valor das bolsas é de R$400,00 e servirá para os custos dos estudantes neste projeto acadêmico. O edital está disponível aqui.

A professora Giza Guimarães, responsável institucional para a área de Residência Pedagógica explica que as bolsas serão destinadas a estudantes que não tenham vínculo empregatício entre outros itens de seleção como histórico escolar, por exemplo.

“Com o edital aberto, vamos começar a seleção dos estudantes dos três campi para esse projeto acadêmico. A ideia é começarmos em agosto o início dos trabalhos, que vai durar ao todo 18 meses e vai ajudar os alunos nesse processo de serem futuros docentes”, ressalta.

O PIBID tem o objetivo de proporcionar ao estudante na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Já a Residência Pedagógica é uma imersão em sala de aula, para que o futuro profissional tenha regência e intervenção pedagógica, sob a orientação do professor da escola-campo, quando necessário.

Para acessar o edital de Residência Pedagógica, clique aqui.

Para acessar o edital de Iniciação à Docência, clique aqui.

Para as bolsas de PIBID poderão participar os alunos dos seguintes cursos:

Campus Engenheiro Coelho: Pedagogia (Alfabetização), Música e Letras.

Campus Hortolândia: Pedagogia (Alfabetização) e Educação Física.

Campus São Paulo: Ciências Biológicas, Pedagogia (Alfabetização) e Educação Física.

Para as bolsas de Residência Pedagógica poderão participar os alunos dos seguintes cursos:

Campus Engenheiro Coelho: Pedagogia (Alfabetização) e Música

Campus Hortolândia: Pedagogia (Alfabetização) e Educação Física.

Campus São Paulo: Ciências Biológicas/ Matemática, Educação Física e Pedagogia (Alfabetização) SP

Para mais informações, entre em contato com: residenciapedagogica@unasp.edu.br ou pibid@unasp.edu.br

Veja mais