UNASP Ciência - Notícias

UNASP é a única instituição brasileira representada no II Seminário Internacional de Promoção e Educação da Saúde

O curso do Mestrado em Promoção da Saúde é reconhecido no II Seminário Internacional de Promoção e Educação da Saúde, na Espanha.

Texto: Thaís Fowler

Entre os dias 18 a 20 de maio, o professor Doutor Fábio Alfieri, coordenador do curso de Mestrado em Promoção da Saúde e professor do curso de Fisioterapia do UNASP campus São Paulo, participou do II Seminário Internacional de Promoção e Educação da Saúde, sediado na Universidad Rey Juan Carlos (URJC) de Madri, Espanha.  O evento foi dirigido pelas médicas Carmen Gallardo Pino, Decana da Faculdade de Ciências da Saúde (URJC), e Hiram Arroyo Acevedo, presidente da Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde.

Este Seminário teve como objetivo criar um espaço de reflexão aberto a profissionais interessados ​​na área da promoção e educação da saúde, bem como representantes de redes nacionais e internacionais de universidades promotoras de saúde. Diante disso, o convite pela participação do professor Fábio Alfieri surgiu em decorrência aos estudos do UNASP sobre o referencial teórico de “Universidades promotoras da saúde” da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2018. “A Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde tomou ciência do que o UNASP vem realizando neste sentido. Portanto, nos convidou para que pudéssemos compartilhar nossas ações em relação a promoção da saúde, no contexto acadêmico, durante a pandemia”, afirma o professor.

Com o propósito de fomentar o marco conceitual da Promoção da Saúde, o UNASP vem tentando contribuir na construção de entornos saudáveis em linha com a proposta de Universidades Promotoras da Saúde da OMS. Nesse sentido, participar deste importante evento possibilita atualizar e aprimorar as ações, assim como, disseminar as experiências e lições aprendidas.

“Poder levar o UNASP a ambientes acadêmicos de alto nível, representando o Mestrado perante a Rede Internacional de Universidades Promotoras de Saúde, entre outras instituições que discutem essa mesma questão, é um privilégio. Fico feliz em saber que o curso está contribuindo de alguma forma para que os objetivos da Missão 2030 do UNASP sejam alcançadas com as bênçãos de Deus”, continua. 

A participação do coordenador do Mestrado no evento internacional mostra o reconhecimento das entidades, como a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), pelo curso em Promoção da Saúde do UNASP. O professor Doutor Fábio Alfieri foi o único representante do Brasil no evento e compartilhou com os presentes sua apresentação com o tema “Práticas e reflexões sobre promoção da saúde e pandemia em uma universidade brasileira UNASP”. 

“Certamente ações como esta ajudam não somente na divulgação do curso e da nossa instituição, mas mostram ao meio acadêmico e profissional o que o mestrado tem realizado em termos práticos em relação à sua área de concentração que é a própria promoção da saúde”, complementa. 

Veja mais