Unasp discute alinhamento de práticas educacionais físicas e bíblicas

Acontece no Unasp

Escrito por

Mairon Hothon

Publicado em

19 jan 2017

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Hortolândia, sediou entre os dias 18 a 20, o IV Congresso Brasileiro e IV Simpósio Internacional Adventista de Educação Física com o desafio de debater os saberes docentes dessa disciplina na perspectiva da rede de ensino. Cerca de 200 professores participaram de um mix de treinamentos exatamente para tentar alinhar bíblia e educação em um mesmo plano de ensino.

Durante os três dias, os professores estiveram envolvidos em um ciclo de oficinas, mesas-redondas, palestras e apresentação de artigos científicos sobre métodos de avaliação, criatividade em sala de aula e método de ensino para as áreas Infantil, Fundamental e Ensino Médio. O professor Ledimar Brianezi, organizador do evento, explica que o congresso acontece a cada dois anos e tem o objetivo de criar no educador a reflexão de melhoria constante no ensino das aulas. “Nossos professores já seguem uma linha confessional em suas aulas, mas o objetivo aqui é abrir um canal de reflexão mostrando que o ensino da Educação Física vai além do que a prática esportiva e o desenvolvimento motor”, conta. Ainda de acordo com Brianezi o ensino da Educação Física deve influenciar os alunos a perceberem que o corpo é um presente de Deus e por isso merece cuidados.

O professor Msc. Alvin Fuentes, da Washington Adventist University, mostrou o resultado de pesquisas de um grupo cientifico da universidade norte-americana o qual relaciona o ensino da Educação Física com o Ministério da Saúde da Igreja Adventista. Segundo Fuentes, a importância de se ter hábitos saudáveis básicos como dormir 8 horas, beber bastante água, ter uma alimentação balanceada, respirar ar puro e tomar sol, já é ensinada. “Já promovemos normalmente Feiras de Saúde nas comunidades, mas quando relacionamentos os ensinos das Feiras de Saúde nas aulas normais temos um ganho extra na produtividade dos alunos”, comenta.

Emanoel da Silva, professor no Instituto Adventista Grão Pará, defende que o encontro alinha formas de pensar e agir de forma orgânica em toda rede de ensino. Formado desde 1997 e trabalhando na rede Adventista há 22 anos, ele afirma que se aperfeiçoar não apenas em congressos científicos, mas também confessionais colabora no amadurecimento do profissional. “A gente não pode separar o desenvolvimento corporal e mental do espiritual. E o nosso desafio é encarar a cada ano estudantes mais exigentes com esta matéria”, pontua.

Nova Matriz do Ensino Médio

Entre os assuntos abordados, a nova matriz curricular do Ensino Médio também teve espaço. Segundo a última medida provisória (MP 746/2016) votada em novembro passado, o ensino de Artes e Educação Física voltou a ser obrigatória. Para este assunto, o diretor da Educação Adventista em São Paulo, pastor Antônio Marcos, disse que existe uma comissão especial de professores e administradores que estão acompanhando de perto os comunicados oficiais para fazer as devidas adaptações. “Nós entendemos que a Educação Física não pode deixar de fazer parte do plano de ensino, ela é fundamental para a qualidade de vida do aluno. Enquanto rede confessional em nível de Brasil, estamos com professores estudando as novas diretrizes para não deixar de atender o MEC”, explica.

Segundo documento da comissão especial, a medida provisória também amplia a carga horária de aulas para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio. 60% do curriculum são preenchidos pela Base Nacional Comum, já os 40% o estudante poderá escolher um caminho para seguir, ou até mais de um entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas ou Formação Técnica e Profissional.