Impacto Social

Unasp convida para doação de sangue emergencial

Para apoiar o Hemocentro da Unicamp, o UNASP vai promover uma doação de sangue emergencial, a fim de aumentar o número de bolsas no estoque.

Texto: Sabrina Girotto

Durante a pandemia notou-se uma baixa de 50% a 75% nos estoques de bolsas de sangue em hemocentros por todo o Brasil. Da mesma forma, os números na região de Campinas estão abaixo do necessário. Com o propósito de apoiar o Hemocentro da Unicamp, o UNASP vai promover uma doação de sangue emergencial. Projeto que acontece apenas uma vez por semestre, mas que devido a urgência, será repetido no próximo sábado, 21 de novembro, das 8 às 12 horas, no prédio do UNASPinho.

Uma pesquisa rápida na internet referente a doações de sangue durante a pandemia do COVID-19 aponta diversos centros de coleta que relataram uma diminuição no número de bolsas de sangue disponíveis. Os motivos variaram entre pessoas que não se sentem seguras para sair de casa ao aumento das restrições em relação a contaminação.

Foto do braço da pessoa doando sangue.
Durante a pandemia notou-se uma baixa de 50% a 75% nos estoques de bolsas de sangue em hemocentros por todo o Brasil.

Desse modo, a Extensão Universitária do Unasp Hortolândia em conjunto com o Hemocentro de Campinas estão promovendo mais um dia de coleta neste segundo período de 2020, com o intuito de ajudá-los.

Primeira edição do projeto

Na última campanha, que aconteceu no dia 18 de setembro, estiveram presentes 210 pessoas. De acordo com Alex Landim, coordenador do curso de Administração no UNASP Hortolândia, no próximo sábado o objetivo é receber este mesmo número ou mais de doadores. “Ao mesmo tempo que é um grande prazer estar à frente deste projeto, é uma grande responsabilidade. São muitas pessoas envolvidas para que toda a logística aconteça, tanto de voluntários como de funcionários do Hemocentro. Hoje contamos com cerca de 37 voluntários” contou o responsável pelo evento.

Para a comunidade, Landim acrescentou que essa é uma ação de solidariedade; “sabemos que estamos participando de um projeto em pró do cidadão, uma boa ação. Mas também realizamos uma doação de sangue em atitude cristã, para o próximo” completou.

Arte de divulgação da campanha de doação de sangue.
Participe da doação no próximo sábado, 21 de novembro.

Quem pode participar da doação de sangue emergencial

Ficou interessado em colaborar com esta causa? No site do Hemocentro de São Paulo, encontramos requisitos básicos para que você possa doar sangue:

Você pode encontrar estas e outras medidas de segurança clicando AQUI.

Veja mais