Acontece no UNASP

UNASP completa 106 anos de existência sendo uma referência de ensino

6 de maio é sempre uma data de festa no UNASP. Neste ano, a instituição – que começou com 12 alunos morando em barracas numa fazenda em Santo Amaro – comemora 106 anos de existência impactando positivamente a vida de mais de 17 mil estudantes em seus três campi (São Paulo, Engenheiro Coelho e Hortolândia) […]

Texto: Aira Annoroso

6 de maio é sempre uma data de festa no UNASP. Neste ano, a instituição – que começou com 12 alunos morando em barracas numa fazenda em Santo Amaro – comemora 106 anos de existência impactando positivamente a vida de mais de 17 mil estudantes em seus três campi (São Paulo, Engenheiro Coelho e Hortolândia) e nos polos de ensino à distância em todo o Brasil.

Durante esse mais de um século, o UNASP passou por duas pandemias: da gripe espanhola em 1918, e da covid-19 em 2020. Muitos foram os fatores que poderiam contribuir para que o UNASP não progredisse, mas o crescimento nunca parou.

CRESCIMENTO DO UNASP

O que surgiu apenas para ser o Seminário Adventista Teológico, hoje é uma instituição multicampi com polos EaD espalhados por todo o Brasil.

O Seminário Adventista, fundado na cidade de São Paulo em 1915, logo cresceu e teve diferentes nomes: Collegio Adventista (1915 a 1944), Colégio Adventista Brasileiro (1944 a 1963), Instituto Adventista de Ensino, o famoso IAE (1963 a 1999), e atualmente Centro Universitário Adventista de São Paulo, mais conhecido como UNASP. Em meio a esse período, o campus Engenheiro Coelho (1983) começou a dar os primeiros passos.

Em paralelo à expansão do IAE, da capital paulista para o “novo IAE” em Engenheiro Coelho, outra instituição de ensino era estruturada em Hortolândia, no interior de São Paulo, desde 1949. O Instituto Adventista de São Paulo (IASP), como era chamado, oferecia o ensino básico, mas logo passou a oferecer a Educação Superior também.

Ao final de 1999, o IAE passou a ser o chamado de UNASP campus São Paulo e UNASP campus Engenheiro Coelho, e em 2002 o IASP passou a levar o nome de UNASP campus Hortolândia. No ano de 2017, a instituição passou a oferecer cursos de graduação à distância (EAD), com mais de 70 polos espalhados pelo país. Atualmente a instituição oferece mais de 38 cursos de graduação, mais de 90 cursos de pós-graduação, além de dois mestrados profissionais.

O PROGRESSO CONTINUA

O próximo passo e sonho do UNASP é mudar o status de centro universitário para universidade. Em 1984 o pastor Neil Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista na época, esteve no UNASP campus Engenheiro Coelho lançando a pedra fundamental que colocava como objetivo “ser uma Universidade Adventista do Brasil, para educação e salvação dos jovens e para o engrandecimento da pátria”. Em 2019, um momento de solenidade marcou a integração do UNASP e fortaleceu ainda mais esse sonho e objetivo.

“Esse é um sonho a médio prazo. O primeiro status universitário já alcançamos. Entre cinco a dez anos, sonhamos que o UNASP se torne a Universidade Adventista do Brasil”, afirmou Martin Kuhn, reitor do UNASP, no evento.

COMEMORAÇÕES

Por conta da atual pandemia, as comemorações precisaram ficar limitadas, mas ainda assim acontecerão de maneira virtual. Neste ano, para comemorar mais um aniversário do UNASP, será relembrado os 75 anos de um dos prédios históricos do campus São Paulo. Não deixe de acompanhar!



Veja mais