Cultura e Ciência

Unasp compartilha case de avaliações internas de qualidade em Encontro Nacional

Durante o VIII Encontro Nacional de CPAs & V Encontro Nacional de PIs, o Unasp apresentou o modelo que tem adotado para o sistema de avaliações internas. Apresentado pelo Secretário-Geral e Procurador Institucional do Unasp, profº Marcelo Franca, o evento contou com a representação de instituições de todo o país tanto do ensino público quanto do particular.

Texto: Mairon Hothon

Prof. Marcelo Franca representou o Unasp em Encontro Nacional de Procuradores Institucionais e Comissão Própria de Avaliação.

Durante o VIII Encontro Nacional de CPAs (Comissão Própria de Avaliação) e o V Encontro Nacional de PIs (Procuradores Institucionais), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) apresentou o modelo que tem adotado para o sistema de avaliações internas. Apresentado pelo Secretário-Geral e Procurador Institucional do Unasp, profº Marcelo Franca, o evento contou com a representação de instituições de todo o país tanto do ensino público quanto do particular.

Em sua exposição, o professor Marcelo dialogou com os participantes mostrando o papel da CPA dentro do Unasp e os indicadores de qualidade nas avaliações in loco do MEC/INEP a fim de potencializar esses resultados. Entre os cases apresentados nesta palestra de cunho técnico foi destacado o trabalho conjunto com representantes da classe docente, discente e dos técnicos administrativos.

Prof. Marcelo Franca ao lado do Procurador Institucional da Universidade Mackenzie, Abílio Ribeiro. durante evento nacional da CPAs e PIs.

“O MEC preconiza a todas instituições um relatório anual que deve ser feito pelas comissões internas, e como o Unasp tem realizado um importante trabalho, pudemos apresentar o nosso case. Um dos exemplos foi a nota máxima que tiramos junto ao MEC, cinco estrelas do nosso Centro Universitário. Foi uma oportunidade de mostrar a qualidade da nossa instituição em um encontro técnico e com representantes de todas as regiões do Brasil”, destaca Marcelo.

O VIII Encontro Nacional de CPAs & V Encontro Nacional de PIs aconteceu entre os dias 18 e 19 de setembro na capital paulista e foi organizado pela agência de consultoria Humus. Entre as palestras temas como a inteligência artificial na avaliação do aprendizado do aluno a distância, a visão da comunidade sobre a Avaliação Institucional Interna na IES entre outras.

As comissões próprias de avaliação de um centro de ensino funcionam a fim de avaliar e trabalhar com assuntos que afetam diretamente a vida dos estudantes e dos cursos oferecidos, como por exemplo abertura de novas turmas e novos cursos, censo escolar, FIES, ProUni, Enade. Já o procurador institucional é o representante legal da faculdade/universidade junto ao Ministério da Educação.

 

Veja mais