Acontece no UNASP

UNASP comemora dez anos do grupo 7mus

Na última sexta-feira (15), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, cujo curso de música possui nota máxima no MEC, comemorou os dez anos de existência do grupo musical 7mus. O evento contou com a participação de todas as formações do grupo, e também com a presença do reitor da instituição, […]

Texto: Yasmin Medeiros

Na última sexta-feira (15), o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, cujo curso de música possui nota máxima no MEC, comemorou os dez anos de existência do grupo musical 7mus. O evento contou com a participação de todas as formações do grupo, e também com a presença do reitor da instituição, o doutor Martin Kuhn. 

Doutor Martin Kuhn participa do programa de comemoração pelos dez anos do 7mus
Reitor Martin Kuhn participa do evento de comemoração pelos dez anos do grupo 7mus

De acordo com o reitor, programas como esse reforçam a importância da música para o UNASP. “O nosso curso de música tem uma relevância muito grande e muito além da questão técnica. Esse curso estimula o louvor e a adoração e aperfeiçoa talentos”, destaca. O doutor Kuhn menciona ainda a qualidade da faculdade de música na instituição, composta por músicos e professores competentes e diferenciados. 

7mus dez anos: impacto e relevância

O 7mus nasce no ano 2011 como uma iniciativa do maestro Jader Santos, que tinha o intuito de trazer novidade para a música do UNASP e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mantenedora da instituição. Como já havia uma variedade de grupos mistos, como Novo Tom e Vocal Livre, surgiu a ideia de um grupo masculino, com cinco componentes e com uma proposta diferenciada. De lá para cá, são dez anos de história, e agora, para essa nova fase, muitas são as expectativas e sonhos,  segundo Lucas Schultz, integrante da formação de 2021. 

Para o cantor Weslley Fonseca, ex-integrante do 7mus, a música é uma ferramenta muito poderosa para alcançar e atrair a atenção de  pessoas. “A gente costuma dizer que o grupo é uma forma de levar a mensagem de Deus e salvar outros, mas é para salvar a gente também”, ressalta. Sobre o objetivo por trás da existência do 7mus, Schultz revela que, como um grupo pertencente a uma instituição educacional, ele tem um propósito muito formador. “O 7mus educa a gente musicalmente e é uma plataforma de visibilidade que faz as pessoas se desenvolverem”, conta. 

Pelos olhos deles

Michele Dias, moradora de Petrópolis, no Rio de Janeiro, acompanhou toda a trajetória do 7mus no decorrer desses dez anos e assistiu ao evento de comemoração pelo YouTube. Ela comenta que a parte mais marcante foi quando todas as formações se uniram. “Foi legal porque isso demonstra que eles têm uma trajetória, tanto é que ali estavam vários integrantes, várias formações. E se uma formação já é boa, então imagine todas juntas?”

Componentes de todas as formações do grupo 7mus se reúnem para programação
Componentes de todas as formações do grupo 7mus se reúnem para o evento

Para Michele a sua música favorita é “Madrugada”, que fala sobre as orações das madrugadas e o quão significativas elas são. “Essa música é uma poesia. Ela traz uma leveza tão grande! E isso não só pela proposta, nem só pela letra, mas também por causa da melodia que realmente transmite paz”, destaca. 

Michele também conta o quanto gostou do lançamento do grupo: a música Além de Mim. “Achei o máximo! Essa nova música traz isto: um novo arranjo, um novo estilo e uma nova roupagem. Eu diria que é uma ‘nova cara’ para o 7mus, sem perder a essência deles”, destaca. 

 Pessoas de diversas faixas etárias e lugares têm sido constantemente alcançadas pela influência musical da instituição e depoimentos como esse  reforçam essa realidade. E para os amantes de música, o UNASP, segundo o reitor Martin Kuhn, é o melhor lugar para se adquirir experiências, uma vez que tem um legado e reconhecimento nesse sentido. “Aqui temos uma riqueza de oportunidades, tanto em eventos quanto em grupos de múltiplos tipos. Além disso, a instituição tem uma riqueza de prática, com diversos laboratórios e estúdios de produção”, enfatiza.

Veja mais