Acontece no UNASP

UNASP campus São Paulo realiza Semana Jurídica

O curso de Direito do UNASP campus São Paulo promoveu nos últimos dias a Semana Jurídica. O evento contou com a participação de diversos convidados especiais como: • Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro (Ministro Ministro do Superior Tribunal de Justiça) • Professor Dr. Marco Antônio Marques da Silva (Desembargador do Tribunal de Justiça do […]

Texto: Aira Annoroso

A Semana Jurídica proporciona uma forma diferente de adquirir mais conhecimento.

O curso de Direito do UNASP campus São Paulo promoveu nos últimos dias a Semana Jurídica. O evento contou com a participação de diversos convidados especiais como:

• Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro (Ministro Ministro do Superior Tribunal de Justiça)

• Professor Dr. Marco Antônio Marques da Silva (Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – aposentado)

• Glauco Mazetto Tavares Moreira (Assessor Criminal da Defensoria Pública Geral do Estado de São Paulo)

• Professor Dr. Márcio Pugliesi (Doutor e livre-docente em Direito pela USP)

Também contou com a participação dos músicos da Escola de Artes do UNASP campus Hortolândia, sob a direção de Thatiana Taborda Iucksch. Segundo o coordenador do curso de Direito, Walter Rubini, a semana jurídica fortaleceu o ensinamento que os alunos têm recebido sobre os direitos e garantias fundamentais. “Notadamente refletimos sobre o Poder Estatal sobre nós. Quem vigia os nossos vigilantes? Imagine todo o poder Estatal sem freios e regras”, comenta. Ele afirma que os alunos tiveram a visão de um Ministro do STJ, de um Desembargador do TJSP, da Defensoria Pública Geral do Estado de São Paulo e de um Livre Docente em Filosofia do Direito para que o tema pudesse ser aprofundado por diversas facetas.

Em contrapartida, a aluna Vanda Kavamoto destaca que os assuntos abordados pelos palestrantes estavam totalmente de acordo com os conteúdos estudados em sala de aula, e que isso a impressionou. “Não houve um tema ou princípio falado que não temos visto ou ouvido em aulas, como: Direito Civil, Direito da Relação do Consumo, Princípio do Contraditório e Ampla Defesa, Princípios e garantias fundamentais, princípio da isonomia, entre outros”, ressalta. Além disso, ela acrescenta que as carreiras profissionais dos palestrantes inspiraram seus colegas e ela a serem profissionais competentes, agir com integridade, determinação, alegria e ter Deus no coração.

Veja mais