Acontece no UNASP

Trilhas sonoras de filmes são tema do Cine Concerto no Unasp

Quem compareceu ao Cine Concerto que aconteceu no último domingo (12) no Unasp Hortolândia, pôde relembrar e curtir músicas de grandes filmes do cinema mundial. A apresentação surgiu com o objetivo de possibilitar a interação entre crianças e jovens que participam do Projeto “Formação de Banda” e da Banda Sinfônica do Unasp Hortolândia em uma tema […]

Texto: Redação

Quem compareceu ao Cine Concerto que aconteceu no último domingo (12) no Unasp Hortolândia, pôde relembrar e curtir músicas de grandes filmes do cinema mundial. A apresentação surgiu com o objetivo de possibilitar a interação entre crianças e jovens que participam do Projeto “Formação de Banda” e da Banda Sinfônica do Unasp Hortolândia em uma tema que atraiu o público, que lotou o auditório Arlete Afonso, local onde ocorreu o concerto.

Na abertura, os 41 alunos do projeto Formação de Banda apresentaram duas músicas. Os temas dos filmes Star Wars, com regência do prof. Rogério Lima e Titanic, com regência do prof. Reinaldo Camargo. A Banda Sinfônica do Unasp Hortolândia continuou a programação sob direção da maestrina Meire Ellen de Araújo, atual coordenadora e idealizadora do Projeto Formação de Banda em vigor no campus desde 2011.

O publico também teve a oportunidade de contemplar a exposição de arte dos alunos de pintura da escola de artes

Ao longo dos últimos sete anos a Banda realiza concertos abertos ao público dentro e fora do campus. A tradição acontece a cada semestre e sempre com um elemento novo, uma surpresa nova. “Para este concerto, trouxemos a princesa Giselle (personagem do filme Encantada) para cantar conosco, distribuímos gratuitamente também, pipoca para os convidados e no hall de entrada do auditório Arlete Afonso, montamos uma exposição de Arte realizada pelos alunos de Desenho e Pintura da Escola de Artes”, afirma a organizadora do evento e maestrina Meire Araujo.

“A ideia foi tão bem recebida pela comunidade que o auditório lotou! Cada aluno trazia caravanas de pessoas para assisti-los. Eles estavam empolgados por tocar pela primeira vez, e por apresentar músicas conhecidas que tanto gostam”, comenta a maestrina.

Projeto Formação de Banda

Atualmente, o Projeto Formação de Banda possui 41 alunos que participam de aulas coletivas de instrumento, teoria musical e práticas em conjunto. A cada semestre, são realizados concertos com repertório variado. De acordo com a maestrina Meire Ellen de Araújo, a escolha das músicas para este evento foi bem criteriosa, a fim de que os alunos do projeto participassem pela primeira vez de um dos principais Concertos da Banda Sinfônica do Unasp Hortolândia. “Assim que definimos incluir estes alunos como participação especial no Concerto da Banda Sinfônica a correria começou” brinca Meire. Ela conta que “o repertório deveria ser atrativo para empolgar estes alunos a estudarem em tão pouco tempo, apenas 2 meses de estudos”.

Sobre o resultado do projeto e o retorno do público Meire acrescentou: “Tenho muito agradecer a todos professores parceiros neste projeto. O resultado deste trabalho foi maravilhoso e só aconteceu porque tem participação de uma equipe de pessoas animadas e comprometidas. Agora já estamos planejando o próximo concerto, e tenho certeza que vai ser igualmente emocionante”.

Veja mais