UNASP Ciência - Pesquisas

Teodiceias em O Senhor dos Anéis

· Pesquisa: Teodiceias em O Senhor dos Anéis (REVER, v. 20, n. 3, p. 41-58, set./dez., 2020; DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a4)· Autores: Rodrigo Follis (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Fábio Darius (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Ismael Silva (Centro Universitário Adventista de São Paulo).· Link: https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/51869 A pesquisa responde a qual pergunta? Como o conceito filosófico da teodiceia é construído […]

Texto: ciencia.unasp.br

· Pesquisa: Teodiceias em O Senhor dos Anéis (REVER, v. 20, n. 3, p. 41-58, set./dez., 2020; DOI: https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a4)
· Autores: Rodrigo Follis (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Fábio Darius (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Ismael Silva (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
· Linkhttps://revistas.pucsp.br/rever/article/view/51869

A pesquisa responde a qual pergunta?

Como o conceito filosófico da teodiceia é construído dentro da triologia de livros e filmes O Senhor dos Anéis (2001-2003)?

Por que isso é importante?

O discurso sobre teologia ou religião não está restrito aos ambientes eclesiásticos, e não pode ser monopolizado pelos teólogos: ele pode ser encontrado com profundidade e riqueza simbólica na cultura, em geral, e especialmente nas produções midiáticas. A realização de pesquisas que possuem esse objetivo constatam a existência de elaborações teológicas complexas, que podem inclusive refletir concepções cristãs, mesmo que ainda embrionárias em diferentes contextos ou vivências sociais.
A importância e influência dos discursos teológicos nas produções midiáticas são comprovados, de forma mais específica, na obra literária de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, elaborada na metade do século 20, assim como sua posterior popularidade no contexto cinematográfico entre 2001 e 2003. Além de apresentar evidente conteúdo teológico e expressa religiosidade, Tolkien se utiliza de imagens, representações, ritos e símbolos que privilegiam os mitos nórdicos e, assim, reforça concepções de uma epistemologia religiosa oriental em paralelo à teologia cristã no ocidente.
Esse fenômeno pode ser evidenciado na maneira que O Senhor dos Anéis aborda o tema da “teodiceia” – conceito teológico que versa sobre a bondade de Deus e a existência do mal. A menção a esse elemento pode corroborar com a tese de Campbell, de que a epistemologia teológica ocidental passa por um processo de substituição, em que encontram-se atuantes e influentes concepções religiosas orientais.

Quais foram os resultados?

Na triologia analisada, existem aproximações teológicas à teodiceia ocidental tradicional, ainda que de forma indireta, como a ação de Deus na história, entre outros fatores. Mesmo assim, não é possível afirmar que o filme troque a teodiceia ocidental por uma oriental. Esse fator é evidente, devido, provavelmente, à crença cristão do autor.
Mesmo assim, a busca pela influência do pensamento religioso oriental no ocidente não é infrutífera, já que a produção cinematográfica dependerá do seu contexto de produção, assim como suas possíveis formas de recepção. Dessa forma, é importante levantar questões que pretendam entender de maneira mais precisa o conteúdo teológico da obra a partir de articuladores variados. Em todo caso, é possível afirmar que a mercantilização da obra em formato de filme pode ter alterado a perspectiva original do texto e, dessa forma, reduzido seus aspectos orientalizadores.

Veja mais