Profissão e Mercado

Pesquisa apresenta resultados do curso Academia de Liderança do Unasp

Estudo foi realizado em trabalho de conclusão de curso de universitários de Administração Quando você pensa sobre o que é liderança, o que lhe vem à cabeça? Para algumas pessoas, a imagem de um executivo. Mas o conceito vai além da aparência, status ou condições financeiras. É uma questão de postura. Esse foi o tema do […]

Texto: Jota Terres

Estudo foi realizado em trabalho de conclusão de curso de universitários de Administração

Quando você pensa sobre o que é liderança, o que lhe vem à cabeça? Para algumas pessoas, a imagem de um executivo. Mas o conceito vai além da aparência, status ou condições financeiras. É uma questão de postura.

Esse foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dos universitários Ariely Fialho Xavier e Marcos Rangel Rodrigues, estudantes do quarto ano da Faculdade de Administração do Unasp. A pesquisa se concentrou nas “características do desenvolvimento e exercício da liderança transformacional na percepção de aluno que realizam o curso Academia de Liderança”.

Ariely e Marcos debruçaram-se nos estudos para verificar se o programa de desenvolvimento de liderança estava, de fato ,fazendo o que se propunha. E isso foi feito do ponto de vista daquela que pode ser atualmente chamada de teoria mais atual sobre a liderança que a teoria da liderança transformacional.

“A liderança atualmente tem sido usada muito como uma ferramenta para vender livros e cursos, mas, estudos sérios indicam que o líder que consegue melhores resultados nas organizações atualmente, são aqueles que trabalham para o desenvolvimento ou transformação dos seus liderados. O líder é aquele que vai à frente, que dá exemplo, que é integro etc”, afirma o orientador Dr. Silvio Dobelin.

Desenvolvimento da pesquisa

O programa analisado, Academia de Liderança, busca desenvolver as competências mais básicas da liderança e não a liderança transformacional. A conclusão que a universitária chegou foi que é possível perceber o desenvolvimento de alguns aspectos da liderança transformacional através deste projeto de extensão realizado no Unasp.

A pesquisa foi dividida em dois momentos.  A primeira foi a parte teórica onde buscou aprofundar seus estudos em artigos e bibliografias que contribuissem para sua linha de desenvolvimento do trabalho.  Já na segunda parte, eles aplicaram um questionário baseado na pesquisa Leadership Reward and Punishment Behavior Questionnaire (LRPQ) com um total de 66 pessoas de diferentes idades e perfis.

“Percebemos a importância da Academia de Liderança tanto para administradores, quanto para os demais profissionais. A pessoa que participa do curso estará aprimorando seu perfil de líder de uma forma única”, declara Ariely.

Os estudantes Arielly e Marcos ao centro, ao lado de seu orientador Sílvio Dobelin (à direita, ao lado de Marcos) junto com os professores Eduardo Lopes Santos (direita) e Derson Lopes ( esquerda), componentes da banca avaliadora.

Para o Dr. Sílvio Dobelin, a escolha da aluna foi feliz ao apresentar os resultados não apenas de um projeto, mas de uma ideia que deve fazer parte de qualquer profissional. “O TCC dos meninos mostrou-se muito relevante ao indicar que o desenvolvimento de liderança transformacional não exige programas extremamente complexos e de desenvolvimento de competências de altíssimo nível. Ao contrário, a pesquisa mostrou que reforçar as competências mais básicas de liderança pode levar a um desenvolvimento da liderança transformacional”, enfatiza Dobelin.

Academia de Liderança

A Academia de Liderança é um projeto de extensão do Unasp, criado em 2016. O objetivo é ajudar as pessoas desenvolverem as competências mais básicas de liderança. Isso é feito completamente de forma prática e por meio de dinâmicas de grupo cujo resultados são discutidos no final da atividade. A cada encontro, os participantes recebem um feedback individual sobre os pontos a manter e a desenvolver como demonstrados no encontro.

“O pensamento inicial foi de que os alunos do curso de administração teriam o maior interesse no assunto, mas logo se percebeu que quase qualquer pessoa poderia ser beneficiada pelo programa e como projeto de extensão, a Academia de Liderança é aberto ao público em geral. Assim, com apoio da direção do campus e da Faculdade de Administração temos um programa promissor e que continua cada vez mais forte”, acrescenta Dobelin.

A Academia de Liderança tem edições no primeiro e no segundo semestre de cada ano. Devido o sucesso da iniciativa, no próximo semestre a coordenação do projeto planeja começar no dia 15 de setembro. Outras informações podem ser obtidas na coordenação da Faculdade de Administração ou na Empresa Júnior de Administração do Unasp.

Veja mais