Acontece no UNASP

Sync Day: perguntas e respostas sobre as Mega e Web Classes

Dúvidas sobre a Web Class e a master Class do UNASP

Texto: Glória Barreto e Mairon Hothon

O segundo semestre de 2020 chegou no UNASP com novidades para os alunos da graduação: um projeto tricampi chamado Sync Day, que torna as aulas das quintas-feiras dinâmicas e atuais, onde os três centros universitários UNASP estão conectados pelas Mega e Web Classes.

Mas com tantos nomes estrangeiros, alguns estudantes podem ter ficado com dúvidas sobre o formato destas aulas. E para sanar as questões mais recorrentes, fomos entrevistar o pró-reitor associado acadêmico, Dr. Everson Muckenberger e o gerente de projetos, Bruno Ferreira, que explicaram os detalhes deste projeto. Confira abaixo as respostas às perguntas mais frequentes enviadas pelos alunos nas redes sociais. E caso tenha mais alguma dúvida, deixe nos comentários.

pessoa no computador, tablet e celular

Afinal, o que são Mega Classes e Web Classes?

A partir desse semestre, o UNASP oferece uma nova proposta de aprendizagem para os estudantes, com o objetivo de integrar e fortalecer ainda mais o conteúdo das aulas.  Por isso, desde o dia 10 de agosto, além das aulas síncronas (ao vivo) que acontecem com sua turma e professor da disciplina, pelo aplicativo Zoom, também haverá as Mega Classes e Web Classes que serão às quintas-feiras (em alguns cursos também em outros dias) de maneira integrada com os outros campi do UNASP.

As Web Classes são aulas síncronas semanais pelo Zoom, assim como as demais aulas neste período de quarentena. Porém, a diferença é que essa aula será junto com os alunos que também tenham essa disciplina nos outros campi. Ex: Em uma matéria comum do curso de Administração, por exemplo, o aluno vai estudar com os estudantes que estejam fazendo essa mesma disciplina dos outros campi.

As Mega Classes são aulas especificamente das disciplinas de Ensino Religioso e Metodologia de Pesquisa, também às quintas-feiras, porém, no primeiro horário, às 7h e 30 min ou às 19h. As Mega Classes são em formato Ted Talks com professores que são referência acadêmica do UNASP, para essas disciplinas.

Em geral, as  Web Classes e as Mega Classes terão dois professores por disciplina, sendo um professor (regente) que vai apresentar o conteúdo, e o professor (mediador) para ajudar com as dúvidas, interagir nos comentários e responder questões postadas no AVA.

O link das aulas “normais”, Web Classes e Mega Classe serão disponibilizadas pelo AVA de cada aluno.

Como será feito o registro de faltas e presenças das aulas online?

Para as aulas específicas, síncronas e semanais, cada professor vai decidir como vai acontecer esse registro de presenças e faltas.

Já para as Web Class, o aluno deve colocar o RA, Nome e Identificação do Campus (EC, HT ou SP), na página de acesso à aula. Essa página vai ser o login para você ter acesso à aula, propriamente dita. Veja como deve preencher o login para ter sua presença registrada: (RA) 502221 + (Nome e Sobrenome) João Silva + (Campus) EC/HT/SP

O exemplo abaixo mostra como você deve preencher:

Dúvidas sobre a Web Class e a master Class do UNASP
Passo 01: preenchimento da presença nas aulas.
Passo 02: preenchimento da presença nas aulas.

No caso das Mega Classes, a presença ou falta ocorrerão mediante o acesso à aula que está dentro do Unasp Virtual. Basta acessar a aula e permanecer durante o período de exposição do professor.

E as notas, como os alunos serão avaliados neste semestre?

Assim como o controle de presença, para cada aula existe um tipo de avaliação, olhe só:

Para as “aulas normais”, cada professor vai decidir a melhor maneira de avaliar a aprendizagem do aluno. Se atente, pois cada professor utiliza uma metodologia diferente.

Para as Web Classes, tudo vai acontecer dentro do AVA por meio de atividades e provas online. A nota será dividida da seguinte maneira:

Para as MegaClass, que também vai ser dentro do AVA, a nota será dividida da seguinte forma:

Dica para os alunos: não deixe de participar, interagir, fazer as atividades e estudar durante todo o semestre. E nada de acumular conteúdo ou aparecer só no final do semestre.

As aulas online serão disponibilizadas para os alunos que perderam algum dia letivo?

Sim, todas as aulas (mega class, web class e aulas síncronas) estão sendo gravadas e serão disponilizadas para o aluno ter acesso a qualquer momento. Por enquanto, o suporte técnico do UNASP está organizando essa estrutura para seus alunos, mas assim que for possível, informará a todos! Por isso, se você perdeu alguma aula desde o começo do semestre (10 de agosto) haverá um tempo para acessar novamente o conteúdo.

Qual é o Link de acesso ao AVA?

Para ter acesso ao seu AVA, acesse algum dos seguintes links:

https://www.unasp.br/opcoes-login/ ou https://unasp.instructure.com/login/canvas

Para obter o login e senha, entre em contato com a equipe de suporte técnico do Unasp Virtual ou então com a coordenação do seu curso . (Veja números no último item).

Estou tendo problemas de acesso ao meu AVA, e agora?

Você só tem acesso ao AVA em até 48 horas depois que tiver finalizado o processo de matrícula (se atente, porque o prazo só vai até dia 04/09) e acertado os pagamentos junto ao financeiro do campus.

Caso esteja com algum problema na sua grade de disciplinas, procure o mais rápido possível a coordenação do seu curso para ajustar essa situação. Sem isso, também não é possível acessar ao AVA.

Como mexer no novo AVA?

Preparamos um site específico com todas as informações para você entender e manusear o novo Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNASP, hospedado no programa Canvas. Clique aqui.

Neste site você encontrará vídeos tutorais que ensinam como instalar o aplicativo do AVA em seu celular, como acessar as matérias e outras funcionalidades dessa nova ferramenta.

Ainda tem dúvidas? Abaixo seguem os canais de suporte e comunicação do UNASP (Suporte ao AVA – Canvas)

Veja mais