Acontece no UNASP

Sobrevivente do holocausto fará palestra no Unasp EC

Semana Especial Interdisciplinar apresenta grandes temas da educação contemporânea com palestras e oficinas abertas ao público O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho (SP), recebe Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do holocausto que matou mais de seis milhões de judeus e minorias durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 91 anos, ele […]

Texto: Leandro Oliveira

Semana Especial Interdisciplinar apresenta grandes temas da educação contemporânea com palestras e oficinas abertas ao público

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho (SP), recebe Andor Stern, único brasileiro sobrevivente do holocausto que matou mais de seis milhões de judeus e minorias durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 91 anos, ele irá abordar em sua palestra o tema “Memórias de Auschwitz: Contribuições para a Formação de Futuros Professores”. O encontro aberto ao público faz parte das atividades da Semana Interdisciplinar das Faculdades de História e Pedagogia que acontece entre os dias 02 e 05 de setembro.

Stern é judeu, nascido em São Paulo, e filho de um médico húngaro. Em 1942, sua família precisou retornar para a Europa e foram atingidos pela Segunda Guerra Mundial. Com apenas 14 anos, foi preso em Auschwitz na Polônia. As cenas do maior genocídio da história serão narradas em detalhes pelo sobrevivente durante palestra no Unasp, inclusive seu retorno ao campo de concentração anos depois de encerrada a guerra.

O historiador e professor Gabriel Davi Pierin, autor da biografia “Uma Estrela na Escuridão”, que narra os momentos mais tenebrosos da experiência de Andor Stern e sua família, também participará como palestrante da noite de abertura da Semana Interdisciplinar das Faculdades de História e Pedagogia no Unasp. “Sentia a necessidade de resgatar um pouco mais da memória dele, e eu, que evidentemente não vivi esse horror, sentir um pouco também”, relatou o historiador durante entrevista recente ao programa Conversa com Bial da TV Globo.

A entrada do público é livre. A palestra acontece segunda-feira (02/09) no auditório da Igreja Unasp, às 18h30, com entrada gratuita e sem a necessidade de inscrição prévia.

Palestras abertas

A Semana Interdisciplinar aborda este ano a temática “Educação Pós-Auschwitz e os Desafios do Ensino no Século XXI”. Serão dez palestras e oficinas com o objetivo de ampliar a compreensão dos convidados sobre educação usando provocações contemporâneas.

Na terça-feira (3), a historiadora e pesquisadora Karina Kosicki Bellotti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aborda o tema “Delas é o Reino dos Céus: a Mídia Cristã Infantil no Brasil”. Na mesma noite, a educadora Débora Del Bianco Barbosa Sacilotto, apresenta a palestra “Assembleias Escolares: trabalhando a convivência na Escola”.

A psicóloga Amy M. Pardo de Silva apresenta na quarta-feira (4), a palestra “Reflexões sobre a Síndrome de Burnout”. O encerramento da Semana Interdisciplinar de História e Pedagogia encerra com a participação da educadora Thalita Regina Garcia da Silva falando sobre “Os Desafios da Docência no Século XXI”.

História e Pedagogia

O curso de História do Unasp capacita seus alunos para a análise e produção do conhecimento histórico, com instrumentos teóricos e práticos que contribuem para seu crescimento pessoal e profissional. O curso é abrangente e proporciona bases sólidas para os graduandos, pois conta com mestres, doutores e pós-doutores em seu corpo docente, além de laboratórios, salas de pesquisa e estudo e um museu de arqueologia próprio.

Já a Licenciatura em Pedagogia oportuniza aos acadêmicos o estudo de diversos temas teóricos e práticos relacionados à área da Educação e ao desenvolvimento humano. O trabalho do Pedagogo é relevante na sociedade cujo papel social é a atuação na base da escolarização das crianças. Por isso, o Unasp oferece uma graduação completa com Mestres, Doutores e Pós-Doutores comprometidos com uma formação de qualidade.

SERVIÇO

Sobrevivente do holocausto fará palestra no Unasp em Engenheiro Coelho (SP)

Quando: Segunda-feira, dia 02 de setembro.

Local: Auditória da Igreja Unasp – Estrada municipal pastor Walter Boger, S/N., Engenheiro Coelho (SP).

Horário: 18h30

Entrada: Livre para todos os públicos. Não é necessário inscrição prévia.

 

Veja mais