Sinfônica apresenta trilhas inesquecíveis da TV e cinema

Acontece no Unasp

Escrito por

Assessoria de Impressa

Publicado em

04 dez 2017

A apresentação da Orquestra Sinfônica do Unasp faz uma homenagem a John Williams e Jerry Lewis em um espetáculo de sons e imagens em Engenheiro Coelho/SP.

É difícil imaginar um filme, seriado ou comercial de TV sem uma trilha sonora, tamanho o impacto do som no efeito final da imagem. Para relembrar trilhas sonoras que marcaram produções audiovisuais, a Orquestra Sinfônica do Centro Universitário Adventista de São Paulo apresenta o espetáculo “Som e Imagem – As grandes trilhas sonoras”, neste domingo (3), às 16h no auditório central do Unasp em Engenheiro Coelho/SP. A apresentação é gratuita e sem a necessidade de ingresso antecipado.

O concerto presta homenagem ao compositor John Williams, que completou 85 anos de vida em 2017, e ao comediante Jerry Lewis, que faleceu em agosto deste ano e foi o protagonista do filme Errado pra Cachorro que usa a criativa peça de Leroy Anderson em uma de suas cenas.

A apresentação terá a regência do maestro Jetro Meira de Oliveira, graduado em Música pela universidade americana Andrews University, onde também realizou seus estudos de regência e musicologia. Já seu doutorado foi realizado em artes musicais, regência e literatura musical na University of Illinois.

No programa de hoje, a abertura será com a tradicional trilha da vinheta de abertura dos estúdios Universal, seguida pela música de dois clássicos do gênero bang-bang. Jerome Moross “pinta” com o som a grandeza e a possibilidade de aventura das terras sem fronteiras do Oeste Americano em um filme que apresenta um protagonista que tenta ser educado e civilizado antes de recorrer a violência. Já Ennio Morricone, um dos mais consagrados compositores de trilha sonora, captura em sua música o senso de destino dos três personagens principais do filme.

 A trilha sonora do seriado britânico Downton Abbey também está no repertório do concerto. A série apresentou as rápidas mudanças de pensamento e comportamento no início do Séc. XX. Esta “urgência” é bem representada na música, com seu ritmo incisivo e justaposição de materiais temáticos. A primeira melodia apresentada na música é da canção Did I make the most of loving you?, que talvez fique melhor traduzida como “será que aproveitei ao máximo, quando pude te amar?”.

 Outro momento aguardado no programa será a execução da trilha sonora do filme O Resgate, composta pelo spalla da Orquestra Sinfônica do Unasp, Samuel Krähenbühl. A música cria a ambiência das várias cenas do filme, contribuindo para seu efeito dramático. O filme traça um paralelo entre uma aventura e acidente em uma montanha gelada com a história da raça humana e seu resgate.

Ainda serão apresentadas as trilhas dos filmes O Terminal e Caçadores da Arca Perdida. Ambos reconhecidos como “clássicos” das trilhas sonoras.

O concerto será neste domingo (03) às 16h no auditório central do Unasp, localizado na vicinal Walter Boger, S\N, em Engenheiro Coelho. A entrada é gratuita.