Cultura e Ciência

Simpósio mostra a importância da religiosidade e espiritualidade para a saúde

O Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP realizou ontem (7) o III Simpósio Internacional de Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde. A programação foi organizada em parceria com o grupo de pesquisa REIS, e contou com as seguintes palestras: “O discurso adventista sobre a gripe espanhola e COVID19: uma análise comparativa” – Dr. […]

Texto: Aira Annoroso

O Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP realizou ontem (7) o III Simpósio Internacional de Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde. A programação foi organizada em parceria com o grupo de pesquisa REIS, e contou com as seguintes palestras:

  1. “O discurso adventista sobre a gripe espanhola e COVID19: uma análise comparativa” – Dr. Allan Macedo de Novaes (UNASP/SP – Brasil)
  2. “Mantendo a saúde e o bem-estar, colocando a fé em ação durante a pandemia de COVID-19” (legenda em português) – Dr. Harold Koenig (Duke University – EUA)
  3. “Reflexão sobre a espiritualidade no processo formativo em saúde”. Dra. Viviane Cristina Cândido (UNIFESP – Brasil)
  4. “La espiritualidad como factor promotor de estilo de vida saludable” – Dr. John Carreño Salgado (UNACH – Chile)
  5. – “Construcción, validación y desarrollo de la Escala de Salud Espiritual UM: una experiencia mexicana” – Dr. Esteban Quiyono Escobar (UM – México)
  6. “Los usos y aplicaciones de la Escala de Salud Espiritual a diferentes contextos de investigación – Dr. Víctor Andrés Korniejczuk (UM – México)

IMPORTÂNCIA DA RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE PARA A SAÚDE

O palestrante norte-americano Dr. Harold Koenig é um psiquiatra pioneiro no campo de estudo que associa a religião como fator protetivo na saúde mental. Koenig afirmou que a pandemia tem causado efeitos psicológicos negativos, que algumas pessoas desenvolveram depressão, ansiedade, diversas síndromes e, segundo ele, a religião desempenha um papel importante no que diz respeito ao conforto mental para lidar com isso.

Além disso, destacou que os efeitos da ansiedade, preocupação e estresse crônico – como o momento atual – interferem negativamente no sistema imunológico do indivíduo. De acordo com seus estudos, a fé religiosa tem o potencial de ajudar em qualquer situação que uma pessoa esteja enfrentando, incluindo o risco de infecção pelo coronavírus e, se alguém se infectar, a lidar com a infecção em si.

Dr. Harold Koenig apresentando dados da pesquisa que mostrando a relação entre religião e saúde física.

“O sistema imunológico é o principal meio pelo qual o corpo se protege de infecções, particularmente infecções virais. Portanto, precisamos lidar com a preocupação desse estresse, e a fé religiosa é normalmente usada para lidar com o estressores na vida”, ressaltou.

Koenig mostrou que a religião está associada a menos depressão e com recuperação mais rápida, a menos consumo de bebidas alcoólicas, mais felicidade e bem-estar, senso de propósito, significado na vida, esperança e otimismo. “De fato, agora precisamos de um pouco de esperança e otimismo para reduzir nossa ansiedade e ajudar a impulsionar nossa função imunológica à fim de nos proteger deste vírus”, disse.

Em termos de saúde física, o envolvimento religioso está relacionado a mais exercícios, alimentação saudável, menos tabagismo, e consequentemente melhor sistema imunológico.

As evidências científicas mencionadas pelo psiquiatra, que confirmam os benefícios da religião para a manutenção da saúde, estão nas obras Handbook of Religion and Health (Oxford University Press, 2001, 2012, 2021 próximo), Religion and Mental Health: Research & Clinical Applications (Academic Press, 2018) e no artigo Religion and psychiatry: recent developments in research (Cambridge University Press) disponível aqui.

Veja mais