Cultura e Ciência

Simpósio Internacional e V semana de Engenharia Agronômica do Unasp agregam conhecimento acerca da Sustentabilidade

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou dos dias 26 a 30 de outubro o I Simpósio Internacional de Agronomia e Sustentabilidade (SIAGROS). O evento foi um  momento oportuno para alunos e profissionais do setor agrário trocarem conhecimento e muita experiência. A programação aconteceu online, com a participação de mais […]

Texto: Patrícia de Paiva | Edição: Sarah Dornelis

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou dos dias 26 a 30 de outubro o I Simpósio Internacional de Agronomia e Sustentabilidade (SIAGROS). O evento foi um  momento oportuno para alunos e profissionais do setor agrário trocarem conhecimento e muita experiência.

A programação aconteceu online, com a participação de mais 426 pessoas. O simpósio foi uma iniciativa da coordenação do curso de engenharia agronômica do Unasp-EC com mais três universidades tradicionais em pesquisas na área de agronomia: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFRVJM), Universidade Adventista do Chile (UNACH). 

Sustentabilidade tem sido um dos temas mais importantes da atualidade e essa foi a tônica central dos eventos, que contaram com 16 minicursos, 12 Palestras, “dia de campo” com 6 estações em 6 trilhas diferentes e apresentação de trabalhos científicos com publicação dos 30 melhores em um número especial da revista científica Acta Iguazu (Qualis B3). 

O Coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Unasp-EC e líder na organização dos eventos, Dr. Walter Augusto, destacou os ganhos trazidos por quem participou. “Alunos e profissionais tiveram a oportunidade de aprender tecnologias inovadoras que poderão ser aplicadas em suas carreiras, além do contato e troca de experiências com profissionais agrônomos e alunos de várias regiões do Brasil e do mundo”, enfatizou.

Pesquisa e aprendizado

Walter também destacou a importância da Iniciação Científica e produção de material científico por parte de alunos e profissionais. “Os participantes também tiveram contato com resultados de pesquisas da nossa instituição, de outras instituições nacionais e internacionais e muitos puderam apresentar parte do que tem aprendido em sua formação discutindo resultados recentes de agrotecnologias”, ressaltou.

O aluno Wanderlei Júnior, formando de Engenharia Agronômica do Unasp-EC, foi um dos participantes dos eventos e conta o quanto a experiência foi agregadora. “Ouvir sobre sustentabilidade, fazer os minicursos oferecidos, além de ter tido a oportunidade de passar meu conhecimento para outras pessoas foi maravilhoso”, assegurou.

Wanderlei apresentou, durante o evento, um estudo sobre a experiência exitosa que o Unasp-EC vem desenvolvendo desde 2016 com relação ao reuso da água utilizada na instituição, que tem sido tratada e utilizada na agricultura. “Por ser o maior internato adventista do mundo, é gerado uma grande quantidade de dejetos e esgoto doméstico para que seja feito o tratamento”, explicou. 

O estímulo à pesquisa tem sido fomentado desde os primeiros períodos do curso de Agronomia. O “campo do conhecimento” dentro do campus do Unasp, tem buscado não apenas servir de laboratório como também tem sido utilizado para o “cultivo” de novas pesquisas.  O Professor do curso de Engenharia Agronômica do Unasp- EC, Argus Cezar Neto tem sido um dos colaboradores nesses trabalhos.

“Agronomia e sustentabilidade, devem andar juntas. É a partir da sustentabilidade, que nós conseguimos ter de fato, uma agricultura de ponta. Para quebrar paradigmas é necessário ter pesquisa e com isso nós conseguimos avançar”, enfatizou Dr. Argus, que teve a alegria de assistir seus alunos apresentando um artigo orientado por ele nos eventos.

Bruno Paes, está no 8° semestre de agronomia no Unasp e foi um dos alunos que teve a oportunidade de produzir e apresentar um artigo no Simpósio.  Juntamente com mais dois colegas de curso, puderam se alegrar e concluir que frutos também surgem de estudo. “A oportunidade é muito gratificante. Pude sentir o ambiente de pesquisas e formar ideias mais concretas. O simpósio agregou muito para um conhecimento mais amplo”, salientou.

Os interessados em participar de outros eventos promovidos pelo curso de Engenharia Agronômica do Unasp, campus Engenheiro Coelho, podem acompanhar a página do curso no Instagram @agronomiaunasp e @campodoconhecimento, para mais novidades.


Veja mais