Não Classificado

Simpósio discute desafios da pesquisa

O Unasp é a primeira instituição educacional adventista brasileira a ter um programa de mestrado reconhecido pela CAPES. Em março deste ano, começou a primeira turma do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. No dia 1 de dezembro, ocorreu o I Simpósio de Pesquisa do Unasp com o tema “Os desafios da Pesquisa em Saúde […]

Texto: Redação

O Unasp é a primeira instituição educacional adventista brasileira a ter um programa de mestrado reconhecido pela CAPES. Em março deste ano, começou a primeira turma do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. No dia 1 de dezembro, ocorreu o I Simpósio de Pesquisa do Unasp com o tema “Os desafios da Pesquisa em Saúde e Qualidade de Vida”.
Participaram do programa pesquisadores, alunos e professores dos três campus do UNASP.

Segundo a Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unasp, Tânia Kuntze, a escolha do tema do encontro se deu por causa da temática e das linhas de pesquisa do Mestrado. Ela ainda ressalta que, só neste ano, cerca de 300 publicações foram produzidas pelos docentes e discentes do programa, o que coloca o programa de Mestrado, hoje, em uma situação bem satisfatória, pois, de acordo com a Pró-reitora, a pesquisa se aperfeiçoa no fazer. “O trabalho do coordenador do curso de Mestrado, os docentes do programa  e o empenho dos alunos estão fazendo com que a produção realizada neste ano nos dê uma pontuação no nível cinco, caso fôssemos, hoje, pontuados apenas pela produção docente e discente”, frisa.

O destaque do simpósio foi a Conferência com o Dr. Gary Fraser, professor de Epidemiologia e Medicina na Loma Linda University. Segundo ele, os pesquisadores nascem pesquisadores. “Os pesquisadores de verdade são automotivados, não precisam de persuasão. Nós não podemos torná-los pesquisadores, mas eles podem amadurecer e melhorar”, afirma.
Para a aluna do Mestrado em Promoção da Saúde, Milene Lannes, o evento somou academicamente. “Este evento foi de extrema importância para nosso desenvolvimento acadêmico e para os projetos e pesquisas que estamos desenvolvendo e ainda iremos desenvolver. Foi muito bom ver como as pesquisas no meio adventista têm crescido e a forma como são vistas fora do nosso meio”, destacou.

 

Veja mais