Acontece no UNASP

Unasp Engenheiro Coelho promove Semana de Prevenção contra Suicídio

Projeto é direcionado para alunas residentes e equipe de atendimento dos residenciais. A ação faz parte das iniciativas institucionais durante a campanha Setembro Amarelo   O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, também se envolveu na campanha Setembro Amarelo. O objetivo é promover ações de conscientização sobre a importância do cuidado […]

Texto: Jocemara Mai

Projeto é direcionado para alunas residentes e equipe de atendimento dos residenciais. A ação faz parte das iniciativas institucionais durante a campanha Setembro Amarelo

 

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, também se envolveu na campanha Setembro Amarelo. O objetivo é promover ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Entre as diversas atividades que movimentam a instituição, a equipe da capelania do Residencial Feminino promoveu uma semana especial abordando a saúde mental.

O projeto começou no dia 06 de setembro e termina na sexta-feira (13). As atividades acontecem às 7 horas da manhã, 13h30 da tarde, às 19 horas e às 22h50 da noite.

A semana é direcionada para alunas residentes e equipe de apoio do residencial feminino. Segundo a organizadora do projeto, Márcia Lucas, a proposta é auxiliar na saúde dos participantes. “O projeto busca oferecer informações e instruções de profissionais da saúde, para prevenir o suicídio, trazendo bem-estar para as meninas durante seu tempo de estadia no sistema de residência dentro do Unasp”, declara.

Atividades
O projeto conta com 4 palestras de profissionais, lançamento de pequenos grupos de estudos e hidroginástica. As atividades oferecem auxilio na saúde mental, física e espiritual. “Todas as maneiras que podemos fazer para atuar na conscientização sobre a promoção da vida a fim de não caminhar apenas na concepção de doenças, são válidas”, destaca a psicóloga Karin Lilia Braga, palestrante no projeto

Cerca de 170 pessoas estão participando das palestras. A universitária Libna Candida acredita que o programa pode contribuir para desenvolver um olhar crítico com relação ao suicídio. “As pessoas precisam desenvolver empatia com aqueles que acabam passando por experiências negativas, que é decorrente da ansiedade e depressão, e os leva a pensar em suicídio. Procurando somente apoiar, sem julgar o motivo”, afirma.

Residencial feminino
O Unasp, campus Engenheiro Coelho, possui dois residências (masculino e feminino), que buscam oferecer a sensação de estar em casa para seus alunos. Os quartos e demais acomodações do local são projetados para atender às principais necessidades dos jovens. O ambiente proporcionar ainda palestras diárias e auxilio de profissionais da área da saúde física, mental e espiritual.

 

Veja mais