Profissão e Mercado

Semana Jurídica do UNASP desenvolve prática profissional dos estudantes

Semana de palestras e práticas profissionais movimenta alunos do UNASP, campus Engenheiro Coelho.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, organizou uma semana especial para que os alunos se aprofundem nos conteúdos e coloquem em prática seus conhecimentos. A Semana Jurídica contou com palestras, Jogos Jurídicos, exposição de trabalhos científicos e um Moot Court. Além disso, os alunos foram estimulados a participar das programações com prêmios exclusivos e sorteios.

Semana Jurídica movimentou alunos do curso de Direito.
Semana Jurídica teve diversas participações dos estudantes.

O coordenador do curso, Filipe Piazzi, explica que além da prática profissional, o evento tem o propósito de “tratar de temas que envolvem a empregabilidade”. “Visamos preparar nossos alunos para além dos critérios técnicos e curriculares, mas trazendo a eles o que o mercado jurídico tem demandado”, explana.

Os alunos ainda tiveram espaço para apresentarem trabalhos científicos, que foram produzidos ao longo do curso, sob orientação dos professores do UNASP. Ao exporem seus projetos, praticaram a oralidade, treinaram para outras atividades acadêmicas e desenvolveram habilidades necessárias para a finalização do Trabalho de Conclusão de Curso.

Programações

Entre os oradores da semana, estiveram nomes como Paulo Coimbra, Bianca Cestari, Luis Casanova e Fernanda Funck. Nas palestras, além de ouvirem, os alunos tiveram a oportunidade de tirarem suas dúvidas sobre os referidos temas. Os eventos conduzidos por alunos e palestrantes ampliaram os horizontes profissionais dos ouvintes, que aprenderam sobre as diferentes áreas de atuação no direito, conhecendo possibilidades para o futuro.

O aluno do terceiro semestre de Direito Leonardo Rovel destaca a qualidade dos conteúdos e das apresentações das temáticas. “Os palestrantes fazem questão de transformar a linguagem formal que eles são acostumados a usar no ambiente de trabalho e acabam trazendo essa linguagem usual, para ficar mais gostoso de assistir, ouvir e participar”, explica.

No primeiro dia de programação noturna, os organizadores promoveram uma homenagem aos estudantes do UNASP aprovados na OAB, uma grande conquista para os novos advogados, para o curso e para a instituição. Já no período matutino, os alunos participaram dos Jogos Jurídicos, com dinâmicas físicas e intelectuais que levaram os vencedores à uma premiação.

Alunos vencedores do jogos jurídicos foram premiados na programação.

Prática dos alunos

Outro destaque da semana foi o I Moot Court, uma atividade curricular que simula o Supremo Tribunal Federal (STF). Neste processo, os futuros profissionais puderam entender, na prática, como este ramo do direito atua.

No evento, dois dos quatro grupos de alunos foram para a competição final, que simulava um caso. O enfoque foi contra e a favor da redução da maioridade penal no caso simulado.

Além disso, a exposição de trabalhos como os projetos de extensão, valorizou a prática acadêmica dos estudantes. Banners, com conteúdos visuais, e oratória própria da profissão fizeram parte das atividades práticas da semana. Os conteúdos abordados foram variados e exercitaram a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, como a redação de contratos, proposta para a terceira fase do curso.

A partir desta semana, os estudantes ampliaram sua visão sobre o próprio direito. Para o formando Rubens Monteiro, a Semana Jurídica representou uma preparação para sua carreira. “A Semana Jurídica é aquele momento do ano em que é possível ter uma ideia concreta de como está o mercado de trabalho com todas as dificuldades atuais”, compartilha.

O aluno ainda comenta que as palestras o ajudam a aprender como colocar os conhecimentos teóricos em prática e formas de se destacar no mercado de trabalho, habilidades que serão necessárias em breve, na carreira dos futuros profissionais.

Palestrantes trouxeram informações relevantes sobre a atuação no mercado.

Veja mais