Acontece no UNASP

Semana especial orienta sobre qualidade de vida

Colaboradores participaram de seminário sobre bem-estar e conhecem projeto creation A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são bens individuais e comunitários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse princípio deve ser tratado com prioridade para garantia da produtividade, motivação e satisfação no trabalho. Assim como a qualidade de vida dos […]

Texto: Raiane Lívia

Colaboradores participaram de seminário sobre bem-estar e conhecem projeto creation

A saúde do trabalhador e um ambiente de trabalho saudável são bens individuais e comunitários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse princípio deve ser tratado com prioridade para garantia da produtividade, motivação e satisfação no trabalho. Assim como a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Pensando nisso, a administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, promoveu a Semana de Saúde com orientações para colaboradores da instituição. Para o diretor administrativo do campus, Murilo Bezerra, a ideia é cuidar em primeiro lugar da saúde dos funcionários, assim esse cuidado será refletido na qualidade do seu trabalho. “Por sermos uma instituição que segue princípios de saúde, oferecemos a oportunidade para que nossos colaboradores pensem nesse assunto e consigam periodicamente através de cuidados simples ampliar sua qualidade de vida”, ressalta Bezerra.

A série de palestras foi ministrada pela professora doutora, Lanny Soares. Os temas são baseados no livro “A arte de Pensar” do médico americano Neil Nedley, recentemente lançado pela editora Unaspress. A obra apresenta formas de potencializar a performance mental e corporal, aumentando a estabilidade holística do ser humano. “O que nós queremos é que os princípios de saúde sejam cada vez mais fortalecidos. Fazer com que eles entendam os benefícios da adoção dessas práticas. Nesse caso, a ciência pode nos dar informações importantes para que entendamos a importância de se cuidar”, explica Lanny.

Projeto Creation

Os temas apresentados durante a semana foram dividido em oito áreas e explicados pela professora doutora Lanny Soares.

Os temas foram divididos em oito áreas que de forma simples e prática apresentaram as origens do ser humano até assuntos mais pontuais como estilo de vida. Os assuntos escolhas, descanso, ambiente, confiança em Deus, relacionamentos, visão de vida, perspectiva e nutrição. “As orientações também foram baseadas no Projeto Creation, desenvolvido em hospitais americanos do Estado da Flórida, como complemento dos temas abordados”, completa a palestrante.

Ariel da Silva é um dos colaboradores do Unasp na área de contabilidade. Sua rotina de trabalho acaba muitas vezes fazendo esquecer alguns cuidados básicos com sua alimentação. Ao acompanhar a série sobre saúde, ele notou a influência do seu estilo de vida no desempenho de suas funções. “Eu tenho tentado cuidar de alguns pontos, mas muitas vezes acabo relaxando um pouco. Especificamente com minha alimentação e exercícios físicos. E quando se fala em saúde é mais fácil prevenir do que ficar tratando a doença depois”, declara.

Novas oportunidades

A partir da próxima semana os colaboradores poderão realizar atividades físicas em novos horários alternativos disponibilizado pela instituição.

Pensar no bem-estar dos colaboradores está entre as políticas institucionais do Unasp, que oferece áreas para desenvolvimento de atividades saudáveis. “Estamos ampliando nossos espaços e horários de atendimento aos funcionários nas áreas de prática esportiva e qualidade de vida. Agora eles terão acesso ao espaço em horários alternativos”, salienta o diretor administrativo.

“Esta semana faz parte de um conjunto de ações que nós faremos ao longo do ano pelo departamento de Recursos Humanos. O cuidado com as pessoas e instrução de alto nível; naturalmente irá repercutir numa produtividade melhor, numa performance melhor no trabalho. Isso também vai melhorar a saúde das pessoas, na motivação delas para o trabalho e ao mesmo tempo a gente está mostrando a direção sobre o nosso alvo maior, tudo isso nos ajuda a cumprir a nossa missão”, comenta o diretor geral do Unasp, campus Engenheiro Coelho, Marcos Alves.

Veja mais