Impacto Social

Semana do Meio Ambiente é celebrada no UNASP

A semana foi marcada com plantio de árvores juntamente com a ONG Pedra90, minicurso sobre cultivo de mudas para pequenos espaço, palestras e encenações teatrais.

Texto: Thaís Fowler

Com o intuito de promover conscientização ambiental, o curso de Ciências Biológicas do UNASP, campus São Paulo, realizou ações especiais para a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 05 a 08 de junho. A programação foi aberta ao público.

O tema principal da semana foi “O papel da sociedade e organizações na defesa do meio ambiente”, tendo diversas ações ambientais foram realizadas como, plantio de árvores juntamente com a ONG Pedra90, minicurso sobre cultivo de mudas para pequenos espaço, palestras e encenações teatrais.

Segundo o professor Enios Duarte, coordenador do curso de Biologia, ter uma semana especial para tratar temas relacionados ao meio ambiente é uma forma de contribuir com as questões ambientais emergentes. “Nesse período, assim como em qualquer outro, torna-se uma excelente oportunidade promover ações que sensibilizem a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta. Para além disso, na cosmovisão cristã, não podemos esquecer a missão a nós confiada de sermos verdadeiros mordomos do planeta em que habitamos”, afirma.

A ação conjunta entre o curso de Ciências Biológicas do UNASP e a ONG Pedra 90 Plantios, apresentou aos discentes o método eficaz que a própria ONG criou para plantar de forma correta e logo após, os alunos do curso foram divididos em grupos para colocar em prática o que aprenderam. Realizando assim, o plantio no Parque Horta das Flores em São Paulo. 

Para o aluno Melquizedec Oliveira de Souza, a ação o motivou a refletir como o biólogo pode comunicar educação ambiental para as pessoas ao seu redor. “Celebrar a semana do ambiente faz com que possamos refletir em como ele está diretamente relacionado a nós. Saúde não é só a ausência de doenças, mas também está relacionada às condições ambientais nas quais o indivíduo está inserido. Também passamos a refletir sobre todas as formas de vida presentes na Terra e a importância de cada uma delas para o equilíbrio ambiental. Portanto, ao pensar que o ambiente faz parte de nós e que somos parte dele, caminharemos para a tomada de atitudes mais sustentáveis”, relata. 

A Ong Pedra 90 Plantios é um coletivo formado há 4 anos e tem desenvolvido plantios de mudas nativas na capital. Formado por diversos profissionais voluntários, promovem a mediação com o setor público e privado para a promoção dos plantios e ações de educação ambiental. Já foram 45 mudas de plantas nativas plantadas pelo grupo, de acordo com o relato de seus organizadores.

Os alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental também participaram do plantio de árvores dentro do campus, durante a Semana do Meio Ambiente. 

Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

No Brasil, desde 1981 a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil.

Veja mais